Óleo de dendê é combustível para viajem de brasileiros até o Peru
Pesquisadores da Universidade Federal da Bahia (UFBA) resolveram fazer uma experiência diferente. Decididos a trazer maior notoriedade aos biocombustíveis no mercado brasileiro, eles viajaram do Brasil ao Peru em uma caminhonete movida a óleo de palma, o famoso “óleo de dendê”.
Batizada de “Travessia Interoceânica B100”, a aventura foi um sucesso. Sem nenhum acontecimento inesperado com o transporte ecológico, os desbravadores retornaram à Bahia após 17 dias e aproximados 13 mil km viajados. De acordo com os pesquisadores, a caminhonete pôde vivenciar os mais diferentes ambientes – com altitudes de cerca de 5 mil metros e temperaturas que foram até os -8°C – , o que comprovou a eficiência do biocombustível nas mais diversas condições.
Os pesquisadores esperam, agora, que haja incentivo à produção de energias dessa categoria no Brasil, opções renováveis estas, que podem fazer a diferença no futuro. E, ainda, popularizar os benefícios do uso do biodiesel nos diferentes tipos de transporte.
O que você acha da iniciativa da utilização do óleo de dendê? Você apoia a popularização dos biocombustíveis? Dê a sua opinião!
Fonte das imagens: Superinteressante
Isabela Meleiro é jornalista, redatora, fotógrafa e revisora.