Projeto britânico pretende reduzir lixo espacial
Após mais de 50 anos de atividades espaciais, uma quantidade significativa de lixo espacial tem circulado na órbita do planeta e isso começou a preocupar as agências do setor, como a Nasa. Os resíduos se tratam de satélites desativados, partes de foguetes e restos de tanques de combustível.

Por esse motivo, engenheiros britânicos da Astrium UK procuram uma forma de solucionar este problema. Trata-se de uma espécie de arpão, que trará os resíduos novamente para a Terra. Ao entrarem em contato com a atmosfera, o atrito faz com que os restos peguem fogo e sejam destruídos.
O alto número de satélites em órbita é, especialmente, em função do uso do GPS e das operadoras de telecomunicações. O acúmulo dos resíduos em questão pode afetar negativamente estes serviços e representar uma ameaça de colisão para naves espaciais.
Atualmente, são mais de 22 mil objetos que são ativamente rastreados e de fácil identificação no espaço. No entanto, cerca de 500 mil partículas, com tamanho entre 1 e 10 cm de diâmetro, e talvez outras dezenas de milhões menores que 1 cm movem-se invisível e constantemente. Todo esse lixo espacial viaja a vários quilômetros por segundo. A esta velocidade, mesmo o menor deles, poderia trazer prejuízos imensuráveis.
A Astrium UK fez a apresentação desse conceito a partir do arpão, na última quarta-feira, dia 3, no 63º Congresso Internacional de Astronáutica, em Nápoles, Itália.
Para saber mais, leia no site da BBC (em inglês).
Qual a sua opinião sobre todo esse lixo espacial? Comente!
Fonte da imagem: BBC







