Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Cientistas norte-americanos desenvolvem painel solar ultraflexível

Você sabia que os painéis solares têm se tornado cada vez mais finos e maleáveis?

Pesquisadores da Universidade de Stanford, nos Estados Unidos, descobriram uma maneira de trazer flexibilidade aos painéis solares, e trazer mais praticidade em sua aplicação em celulares, telhados ou janelas, por exemplo.

Feito de silício, dióxido de silício e níquel, o protótipo é uma espécie de adesivo ultraflexível, com espessura similar a um filme fotográfico. Inovadora no mercado, esta tecnologia ainda pode ser confeccionada com redução de custos.

“Em geral, materiais não convencionais são difíceis de usar, porque as células fotovoltaicas têm superfície irregular e não lidam bem com processos químicos e térmicos necessários”, disse a professora de engenharia Xiaolin Zheng, da Universidade de Stanford.

Xiaolin explica que o problema foi solucionado com a criação do painel adesivo, que além de ser mais leve e mais barato, oferece flexibilidade e pode ser aplicado em diversas superfícies com uma simples fita adesiva.

“Você pode colocá-las em um capacete de motociclista, em um celular, em suas janelas, no telhado de casas, em roupas, no carro, em aparelhos eletrônicos – virtualmente tudo”, garante a professora.

O estudo foi publicado na revista Scientific Reports. De acordo com a pesquisa, a tecnologia pode ser aplicada em diversas superfícies, como no papel, no plástico ou no vidro, com a mesma eficiência para captar a energia.

Imaginem só a revolução que uma tecnologia pode fazer em nosso cotidiano! Qual a sua opinião sobre as utilidades deste adesivo? Comente!

Com informações do CicloVivo

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange