Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Quem Somos

O que fazemos de melhor


 

Textos originais e de fontes confiáveis, livres de plágio, criados sob medida para atender à demanda por informações úteis para estudantes e profissionais do paisagismo

Seção de “Perguntas e Respostas”, para tirar dúvidas e oferecer sugestões e soluções práticas a problemas recorrentes nos jardins e projetos paisagísticos

Fichas técnicas de centenas de espécies ideais para jardins e projetos paisagísticos em diversas regiões do Brasil e do mundo

Realização de Palestras, Cursos e Eventos em geral, para o compartilhamento de informações essenciais na formação de estudantes e profissionais cada vez mais qualificados

 

Quem teve a ideia


 

O Jardim Cor é uma iniciativa do paisagista e escritor Raul Cânovas que, além concretizar seu sonho de transmitir seus conhecimentos acumulados ao longo de 5 décadas, sentia um grande déficit de informações confiáveis e de relevância na Internet nacional. Desta forma, lançado oficialmente em junho de 2012, o Jardim Cor se tornou uma referência entre os sites que tratam do Paisagismo no Brasil e no mundo. Com média mensal de 30 mil visitas, tornou-se rapidamente em uma ótima vitrine para empresas e autores que confiam neste trabalho e colaboram com conteúdo e patrocínios, para atingir uma audiência cada vez mais qualificada.

 

 

 

Quem patrocina


 

 
 

 

 

 

Quem também escreve aqui


 

Alex Moreira

Engenheiro Agrônomo, formado pela ESALQ-USP, e especialista em Gestão Ambiental, pela Unicamp. Atua na área de Licenciamento Ambiental, reflorestamento e paisagismo.

 

Alex Sá

Engenheiro Agrônomo / Paisagista – Atua na área de projeto, execução e manutenção de jardins. Trabalha com paisagismo há 25 anos. Iniciou a sua primeira empresa no município de Itabuna, no sul da Bahia. Hoje é sócio-diretor da Terra Verde Paisagismo, em Salvador, e desenvolve projetos em vários Estados do Brasil: Recife, São Paulo, Aracajú, além de atuar com muita frequência no extremo sul da Bahia, na região de Trancoso. Como palestrante, tem atuado em todo Brasil, falando de temas como Meio Ambiente, Atendimento, Marketing, Pós-venda, etc. Foi o primeiro presidente da ASPABa (Associação dos profissionais de paisagismo da Bahia).

Déborah Acosta

Produtora de plantas ornamentais para ambientes internos e de meia sombra da cidade de Holambra.

 

Eduardo Gonçalves

Formado em biologia pela Universidade de Brasília (UnB), com mestrado em Botânica também pela UnB e doutorado em Botânica pela Universidade de São Paulo (USP). É sócio-proprietário da Yamandu Soluções Ambientais e professor e coordenador do Horto Botânico da Universidade Católica de Brasília.

Elena Soboleff

Argentino-brasileira, nasceu em Buenos Aires e logo morou 30 anos em São Paulo, antes de retornar à sua cidade natal onde continuou adquirindo experiência no desenho e execução de jardins. Gosta muito de usar as plantas nativas da região em seus trabalhos e colabora com uma Ong que as cultiva. Está tão fascinada pela terra que também a usa para modelar peças de cerâmica, geralmente pensando em seu uso no jardim.

Fabiana Santiago

Formada em Técnica em Paisagismo (IBRAP) e Edificações, atua na área de projetos ao longo de 12 anos onde adquiriu uma sólida experiência em projetos de arquitetura e paisagismo. Atualmente trabalha elaborando seus próprios projetos, em parcerias com paisagistas famosos e como professora em disciplinas na área de paisagismo na escola onde se formou (IBRAP)

Fernando Andrade

Engenheiro Agrônomo, formado na Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Membro da International Erosion Control Association (IECA), diretor da Agrogeo Engenharia LTDA, especialista em sistemas de contenções ecológicas, controle de erosão com o uso de vegetação e geossintéticos –www.agrogeo.com

Gustaaf Winters

Biólogo, pelo Instituto de Biociências, de Rio Claro – Unesp – 1977. Especializado em Paisagismo na Holanda. www.centropaisagistico.com.br.

 

Hélio Junqueira e Márcia Peetz

Ele, Engenheiro agrônomo, doutorando em Ciências da Comunicação (ECA/USP), mestre em Comunicação e Práticas de Consumo (ESPM), pós-graduado em Desenvolvimento Rural e Abastecimento Alimentar Urbano (FAO/PNUD/CEPAL/IPARDES), sócio administrador da Hórtica Consultoria e Treinamento, empresa especializada em Inteligência de Mercado para a Horticultura, com ênfase em Flores, Plantas Ornamentais, Paisagismo e Jardinagem.

Ela, Economista, pós-graduada em Comercialização Agrícola e Abastecimento Alimentar Urbano. Ambos são sócios administradores da Hórtica Consultoria e Treinamento. www.hortica.com.br

Jaime Carletti

Jardineiro e Técnico agrícola, desde 1984 vem produzindo e comercializando plantas ornamentais, exercendo a profissão de paisagista , projetando e executando jardins orgânicos e sustentáveis. Atualizando-se na produção de gramíneas e em ministrar consultoria bem como cursos e palestras . 1984 a 1990 – Fundador e diretor da Paraíso Plantas Ornamentais do Brasil 1991 a 1994 – Fundador e gerente operacional da HVA Paisagismo e Construções 1994 a 1995 – Gerente operacional na Greenshop 1995 até hoje – Produtor de plantas ornamentais em sociedade com Carlos Takahashi (Box 81/ col 42). 2007 até hoje – Fundador e professor da Escola de Jardinagem de Atibaia.

João Jadão

Paisagista com atuação em residências, condomínios, áreas comerciais, industriais e públicas. Foi Conselheiro e Diretor de Desenvolvimento da Associação Nacional de Paisagismo – ANP, no biênio 2010/2011. Atualmente é o Presidente da Associação, eleito para o biênio 2012/2013. Foi o vencedor do 1o. Concurso Nacional de Paisagismo Urbano – ANP – 2009, e recebeu o prêmio de Melhor Projeto de Paisagismo da Casa Cor Cuiabá – 2010. Em 2012, ganhou o Prêmio Olga Krell de Decoração – 2º. Lugar na categoria paisagismo.

Junior Horta

Produtor rural com ênfase na produção de mudas de plantas medicinais, aromáticas e ornamentais, com mais de 30 anos de experiência na área. Blogueiro no blog www.herbariumcolibisco.blogspot.com.br, onde disserta sobre plantas medicinais e aromáticas.

Luiz Carlos Bruno

Técnico em Agropecuária com 35 anos de experiência na área de Insumos para a Agricultura e Jardinagem. Experiências profissionais na àrea de insumos agrícolas (adubos e Defensivos agrícolas): Cooperativa agrícola de Cotia, departamento de Adubos, 8 anos; Qualifertil (loja de insumos) sócio até 2008, 15 anos; Cropcenter (loja de insumos) sócio-Gerente de negócios, 3 anos; Biomix-Substratos Profissionais, Gerente de vendas.

Marcos Furlan

Engenheiro agrônomo e professor universitário.

 

 

Nancy Ferruzzi Thame

Formada em  Engenharia agronômica, pela Escola de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ-USP e em DIREITO, pela Instituição Toledo de Ensino.
Tem pós graduação em GESTÃO AMBIENTAL, pela ESALQ-USP e em TÉCNICAS DE TREINAMENTO EM ENGENHARIA AGRÍCOLA, pela Sociedade Agrícola Alemã.

Desenvolve projetos de paisagismo, tendo experiência como proprietária da empresa ESTADO DE SÍTIO PAISAGISMO, como professora universitária da disciplina e na direção de Horto Florestal , além de atividades de extensão na área ambiental e como colunista do tema.

Ramis Tetu

Engenheiro Agrônomo pela Esalq/USP e Especialista em Planejamento Urbano e Ambiental pela UFT. Colunista de Sustentabilidade na Rádio CBN TO e Jornal do Tocantins, palestrante e consultor nesta área. Atua com sua empresa há 24 anos no Tocantins em projetos e obras de paisagismo e recuperação ambiental, além da produção de árvores nativas, palmeiras e plantas ornamentais.

Sandra Riveti

Escritora, poliglota, amante da leitura e apaixonada pelo mundo vegetal.

 

 

Silma Fernandes

Socióloga, trilingue, Consultora de Feng Shui, Radiestesista, Gebiologista e Paisagista. Orienta reformas e decoração de ambientes seguindo estas milenares técnicas de harmonização ambiental, desde 1997. www.silmafernandes.com.br

 

Sonia Cesarino Scigliano

Nascida em São Paulo. Formada em Biologia pela USP em 1970. Atua na Área de paisagismo há 20 anos.

 

 

Teresa Chambel

Licenciada em Arquitetura Paisagista pela Universidade Técnica de Lisboa. Participou em vários projetos de restauro de jardins históricos, tem um atelier de arquitetura paisagista onde desenvolve projetos de jardins maioritariamente privados. Teve uma rubrica de jardins no programa de televisão Mundo das Mulheres na Sic Mulher, e no programa Praça da Alegria da RTP. Colabora com a revista Jardins. É autora do Livro Um jardim para cuidar,e do blogue Um jardim para cuidar.blogspot.pt que em 2012 ganhou o prêmio de blogue do ano na categoria de Jardinagem. É Presidente da Associação Portuguesa de Jardins e Sítios Históricos.

Toni Backes

Eng. Agrônomo, Mestre em Floricultura, mais de 25 anos de experiência em paisagismo ecológico. Fundador da escola de paisagismo Perau do Encanto e do curso Técnico em Paisagismo na Escola Bom Pastor em Nova Petrópolis, RS. Palestrante, Professor e especialista em telhados vivos.

Vitoria Davies

Formada em Paisagismo pela The English Gardening School, em Londres, residiu durante 20 anos na Inglaterra. No Brasil, estudou no IBRAP e na EPP. Proprietária da empresa Vitoria Davies Paisagismo, desenvolve projetos no Rio de Janeiro. Também linguista por formação, lecionou Português na Universidade de Londres e foi dicionarista do Dicionário Houaiss, entre outros.

 

 

Quem faz acontecer


 

Sande Sousa – Secretária Executiva

Nícolas Gutierrez – Assistente Administrativo

Flávia Nunes – Dep. de Eventos e Palestras

Antonio Martins – Gestão e Produção de Conteúdo

 

Contato


Com Sande e Nícolas:

Telefone: (11) 3813-3212 / (11) 5676-1230
E-mail: adm.raulcanovas@uol.com.br