Praticar exercício físico pode render refeição gratuita em hotel dinamarquês
Pedalar por 15 minutos em uma bicicleta elétrica é alternativa para pagamento de refeição. O hotel dinamarquês, Crowne Plaza Copenhagen Towers, desenvolveu esta prática na intenção de aumentar a clientela: em troca do exercício, que converte em energia de movimento em eletricidade para a iluminação do local, os hóspedes não precisariam desembolsar dinheiro para o almoço ou a janta.
Para ter direito a uma refeição de graça, era preciso gerar 10 watts de energia, o que corresponde a 15 minutos de pedaladas em ritmo intenso. O empenho rendia ao hóspede o valor fictício de 240 coroas dinamarquesas (US$ 44), que poderia ser gasto no restaurante ou no bar do hotel. Segundo a gerência, com esta quantia, podia-se saborear qualquer prato do cardápio.
O objetivo era ir além da simples geração de energia, mas fazer com que os hóspedes reflitam sobre o uso consciente e sustentável e, com isso, erradicar o desperdício. Para o Crowne Plaza Copenhagen Towers, que conta com 2.500m² de painéis solares e fornece grande parte da eletricidade necessária para o funcionamento do hotel, 10 watts é uma quantia simbólica.
A iniciativa durou cerca de um ano, agiu de acordo com a proposta da gerência, e trouxe alta popularidade ao Crowne Plaza Copenhagen Towers.
Qual a sua opinião sobre a implementação de iniciativas como esta no Brasil? Conte-nos!
Relembre a matéria que repercutimos aqui no Jardim Cor, sobre o mesmo tipo de ação: “Presos pedalam para reduzir pena e ainda gerar energia“.
Fonte da imagem: Superinteressante
Isabela Meleiro é jornalista, redatora, fotógrafa e revisora.