Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Calathea roseopicta

caetê-rosado, caetê-riscado, maranta-cor-de-rosa

Foto de Hardyplants, CC0, via Wikimedia Commons

Ela é uma maranta, também classificada como Goeppertia roseopicta, com folhas incrivelmente atrativas que requer temperaturas altas, não devendo nunca baixar dos 15ºC, assim como umidade ambiente elevada e luz difusa, para que desenvolvam bem. Pode-se fazer pulverizações diárias nas folhas para manter os níveis de humidade, evitando correntes de ar.  O solo, onde é cultivada, deve ser húmido mas não encharcado, já que em demasia pode ocorrer apodrecimento radicular. É recomendado usar água com baixo teor de minerais ou pelo menos baixo em cloretos e alumínios, como água da chuva ou água mineral, nas regas. A adubação deve ser feita no início da primavera com borra de café e o fertilizante orgânico Ferti-peixe.

Foto de Mokkie, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Nas florestas tropicais da Amazônia, a Calathea roseopicta cresce bem abaixo da densa copa das árvores, que a protege dos raios diretos do sol equatorial, para proporcionar melhor às necessidades de luz, deve ser cultivada em uma janela voltada para o norte ou para o leste. Os banheiros são ambientes ideais para ela. Recomenda-se uma mistura de turfa ou de fibra de coco, com 1/3 de perlita para melhorar a drenagem. Quanto ao vaso, os de plástico devem funcionar bem. Os furos no fundo permitem que o excesso de água escorra, evitando que o substrato seque completamente.

Foto de 阿橋 HQ, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

A planta ganhou o Prêmio de Mérito de Jardim da Royal Horticultural Society como planta de interior. Pode ser atacada, raramente, pelo ácaro-vermelho.

Na primavera, a Calathea roseopicta, pode ser facilmente propagada por divisão das touceiras.

  • Sinônimos estrangeiros:  jungle velvet, prayer plant, rose-painted calathea, calathea dottie, (em inglês); calatea dipinta di rosa, (em italiano); plante de prière, plante paon, (em francês);  calatea rosa,  (em espanhol); prayer plant genannt, (em alemão).
  • Família: Marantaceae.
  • Características: herbácea perene e rizomatosa.
  • Porte: 40 a 60 centímetros de altura.
  • Fenologia: inverno.
  • Cor da flor: branca, escondida entre a folhagem.
  • Cor da folhagem: verde escura com faixas cor de rosa, arroxeada na fase de baixo.
  • Origem: norte e nordeste do Brasil, Colômbia, Equador, Peru, nas matas úmidas.
  • Clima: tropical/subtropical úmido.
  • Luminosidade: meia sombra, sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. Professor, encontrei esta sua página nos apresentando a maravilha dessas plantas. Uma pergunta: a variedade Calathea roseopicta Rosy se encontra à venda em alguma floricultura do Brasil?

    • Boa noite Geralda,

      Quem pode lhe informar sobre a Calathea roseopicta “Rose” é Deborah Acosta: contato@acostaplantas.com.br – Telefone: (19) 3802-1304. Ela cultiva esta planta.

      Abraços

Secured By miniOrange