Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Por que as Palmeiras não tombam?

Bem, às vezes até tombam, mas é um fato raro ver uma palmeira ou coqueiro derrubado pelo vento.

Segundo informe elaborado pelo Centro de Investigaciones Científicas y Tecnológicas de Extremadura (Cicytex), da Espanha, as tamareiras (Phoenix dactylifera) são capazes de suportar ventos de 135 km por hora, velocidade média de um furacão de categoria 1 conforme escala Saffir-Simpson. Para efeitos de comparação, uma tempestade intensa arranca árvores quando as velocidades oscilam entre 78 e 90 km por hora. Isto se deve a elasticidade que a Família Arecaceae possui, além da coroa foliar que, mesmo densa, é composta por folhas pinadas (com formato de penas) permitindo a passagem dos ventos sem oferecer resistência, como é o caso da maioria das árvores que, com as copas encharcadas pelas chuvas, acabam por sentir um sobrepeso maior. Essa espécie, do gênero Phoenix, alcança 80 metros de altura e pode viver no ambiente urbano mais de 200 anos.

palmeira-princesa (Dictyosperma album)

palmeira-princesa (Dictyosperma album)

Uma outra, a palmeira-princesa (Dictyosperma album), é ainda mais destemida, aturando os ciclones tropicais que varrem o Caribe e as Ilhas Maurício, onde a temperatura atinge 50°C no verão, com uma velocidade que chega aos 250 km por hora. Esta palmeira se adaptou de tal maneira que deixa cair suas folhas quando experimenta ventos muito fortes e no instante em que a tempestade se intensifica, encontra um tronco solitário que balança sem ser derrubado nem ferido. Passado esse furacão ela solta novas folhas, que a coroam alegremente.

Coisas da natureza…

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

280 Comments

  1. Um coqueiro jerivá até então saudável quebrou abaixo de suas raízes, neste último evento climático em são paulo, conforme a foto.
    Pq quebrou desta forma? estava doente?

    Ela apresentava as suas raízes acima do tronco, afastadas do solo e um pequeno trecho de tronco abaixo delas. A ruptura foi seca e bem na altura sob as raízes expostas
    Agradecido!

    • Raffaele,

      É normal que o jerivá tenha suas raízes aflorando do solo, esta é uma característica de algumas palmeiras.

      Sob condições de deficiência de água no solo, principalmente na zona de maior atuação das raízes, os ventos tornam-se prejudiciais, podendo derrubar o coqueiro, principalmente quando seu estipe está danificado pela ação das coleobrocas, insetos causadores de danos em palmeiras.

      Abraços

  2. Gistei da reportagem tem uma palmeira no meu condomínio mas desde ano passado as folhas começaram a amarelar e secar acho que está morrendo será que ela pode cair de repente

    • Rosa Maria,

      Não, mesmo nesse estado dificilmente irá tombar.

      Abraços

  3. Olá Raul boa noite, tudo bem, sou Evandro tenho uma casa no município de Bertioga SP e do lado da casa existem várias palmeiras de aproximadamente 10 metros de altura casa. Minha pergunta é : Existe algum risco dessas árvores caírem em cima da minha casa, sendo que é muito comum ocorrer ventos fortes na região citada?

    • Olá Evandro,

      As palmeiras suportam ventos fortes, não apresentando perigo de caírem.

      Abraços

  4. Olá, possuo 2 palmeiras imperiais enormes. Há 10 anos quando plantei, elas estavam com 12m, agora passam dos 18m…
    QUando bate ventania, elas balançam bastante… fico com medo delas cairem em cima de casa.
    Elas realmente suportam mesmo bastante vento a ponto de balançar bastante e não tombar?
    Estão plantadas na calçada de casa. Deixei um canteiro com folga de 50cm para cada lado do tronco sem cimentar, o resto é tudo cimentado.

  5. Oi Raul!
    Moro em Campos dos Goytacazes (Interior Norte do estado do Rio de Janeiro)e me chamo Marco.
    Em uma rua rua paralela a que eu resido, existem duas Palmeiras Imperiais de uns 30 metros cada (são lindas!). Ao passar por elas, reparei que uma está com um buraco enorme de mais ou menos 20 cm de diâmetro e uns 30 cm de profundidade em seu tronco à um metro do chão.
    Ninguém cuidou dela até o momento. Ligue para a Secretária de Meio Ambiente e me passaram o contato da Limpeza Pública e eu achei arriscado ligar para eles e eles tomarem a decisão de cortá-la.
    Como faço para tratá-la? Tenho fotos e vídeos dela. Tem como enviar para o senhor dar uma olhada?
    Estou muito preocupado com ela! O que eu poderia fazer para salvá-la?
    Abraços,
    Marco

    • Oi Marco,

      Não é necessário o envio de fotos, seu relato foi elucidativo.

      O estipe dessa palmeira pode ser tratado fazendo-se inicialmente uma raspagem para remover o tecido apodrecido até encontrar o tecido sadio; a seguir é necessário fazer um tratamento profilático com pasta bordalesa, depois introduzir cavilhas de metal entrelaçadas que irão formar o núcleo de sustentação. Limpo e desinfetado, o buraco deve
      ser preenchido com cimento e, por último, para selar as bordas
      da casca, aplique mastique, cuja receita é a seguinte:

      200 g de cera de abelha
      60 g de breu
      30 g de sebo de vaca
      Derreta os ingredientes em fogo brando, misturando com uma espátula de madeira.

      Abraços

      • Muito obrigado pela sua atenção, Raul
        Quanto as cavilhas e pasta bordalesa e os ingredientes da receita do Mastique, onde os encontro? em que tipo de comércio?
        Me perdoe tantas perguntas e ignorância de minha parte, mas nunca cuidei de um Palmeira. Sou apenas um admirador da beleza delas!

        • Muito obrigado pela sua atenção, Raul
          Quanto as cavilhas e pasta bordalesa e os ingredientes da receita do Mastique, onde os encontro? em que tipo de comércio?
          Me perdoe tantas perguntas e ignorância de minha parte, mas nunca cuidei de um Palmeira. Sou apenas um admirador da beleza delas!
          Ah! E que doença é esta que ela está ou é um inseto que provoca isso?

        • Olá Marco,

          As cavilhas podem ser compradas na Leroy Merlin, a pasta bordalesa e os ingredientes em casas de produtos agrícolas.

          A causa é provocada por brocas, são besouros que danificam principalmente esses troncos.

          Abraços

  6. Olá Raul,
    Tenho uma palmeira junto à moradia, e tem a volta dela um eleio já com braços fortes, e eras a volta dela. Corre o risco de cair?

    Obrigada

    • Olá Sónia,

      O que seria “eleio”?
      Se for pelas eras não corre nenhum perigo de cair.

      Abraços

      • O eleio, é uma glicínia que tem trepado pela palmeira. Tenho receio que em algumas partes, esteja a apertar o tronco da palmeira, e que posso deixar a palmeira mais fragilizada.

        Obrigada

        • Oi Sónia,

          Não acredito que o tronco da glicínia sufoque a palmeira, ela apenas usa o estipe para se segurar.

          Abraços

  7. Tenho uma palmeira na minha casa que, faz algum tempo, deixou de produzir folhagem em seu topo. O tronco parece intacto e não mostra qualquer fragilidade. Esta palmeira oferece perigo? Como saber que ainda está viva?

    • Wolf,

      Para saber se está viva, observe o palmito dela, se essa brotação emerge do topo, sua palmeira está bem.

      Abraços

  8. Bom dia!!!
    Gostaria de saber se os ácaros brancos que surgem nos troncos das palmeiras imperiais, são danosos à vida destas plantas?
    Obrigado!!

    • Bom dia Silvio,

      Sem, eles sugam a seiva, causando prejuízos no desenvolvimento das palmeiras.

      Combata-os com chá-de-coentro

      Com um punhado de folhas, prepare um chá e, depois de frio,
      pulverizar as plantas, três vezes, semanalmente.

      Abraços

  9. Palmeira imperial suporta períodos de alagamento, tipo 20 dias por ano 2 solo enxertado?

    • Celso,

      A palmeira tolera solos um pouco encharcados, assim como aqueles bem drenáveis.

      Abraços

  10. Já que a palmeira não tem a camada geradora do galho se fizer um enxerto vigaria por exemplo na palmeira de babaçu típica do nordeste brasileiro??

    • Lúcio,

      Acho que não, nunca ouvi falar sobre palmeiras enxertadas.

      Abraços

  11. Boa tarde. Na Praça da minha cidade possui uma palmeira com mais de 15 anos e a mesma está com o tronco oco na base. conseguimos inserir uma bastão rígido e observados 1,0 metro para dentro da palmeira, ou seja sua base esta totalmente oca. existe risco dela cair?

    • Bom dia Amanda,

      Recomendo preencher essa parte oca com cimento. Não vejo que haja risco de ela tombar.

      Abraços

  12. Tenho uma palmeira macaúba no meu quintal e tenho dúvidas se retiro, qual a probabilidade de ter um acidente??? Obg

    • Soraya,

      A palmeira-macaúba (Acrocomia aculeata) prefere solos férteis e pode alcançar 12 metros de altura. Não oferece perigo de queda, apenas deve tomar cuidado com os frutos que, quando maduros, caem e são pesados.

      Abraços

  13. Olá querido Raul, tenho palmeiras Jerivá na chácara perto da casa, se eu transplantar e fizer a irrigação e adubação correta, quanto tempo mais ou menos para enraizar totalmente? E as raízes se desenvolvem nas mesmas proporções de uma planta que cresceu naturalmente??

    • Olá Adriano,

      Depois do transplante, o jerivá demora aproximadamente um ano para que suas raízes se estendam no solo onde for plantado.

      Suas raízes são pequenas, não tomando muito espaço, é muito indicado para atrair a avifauna, especialmente as maritacas.

      Abraços

  14. Olá Raul, existe um época do ano em que as filhas das palmeiras caem mais? Pergunto, pois tenho três palmeiras jerivás em casa e pensei em poda-las na época em que as folhas caem mais, pois as folhas são bem pesadas e com o vento, elas acabam indo longe, incomodando meus vizinhos. Minhas palmeiras são bem altas, o que dificulta tirar as folhas conforme vejo que vão secando. Estou tentando achar uma alternativa de poda para não incomodar mais os vizinhos. Agradeço se puder me dar umas dicas sobre isso. Abraços, Tânia!

    • Olá Tânia,

      Se suas palmeiras são altas, as folhas mais velhas, que estão secando, podem ser cortadas com a ajuda de uma escada. Não vejo outra solução. Não há uma estação definida para a queda das folhas.

      Abraços

  15. Raul querido. Boa noite. A palmeira trachycarpus fortunei pode ser plantada em região de vento?

    • Querida Ana Paula,

      Sim, pode ser plantada em regiões com ventos, desde que o clima seja temperado.

      Abraços

  16. Bom dia Raul tenho em minha propriedade duas palmeiras aproximadamente de 20anos que sofrerão afinamento no tronco (isso sendo observado a uns 6anos) porem em uma delas percebi uma infestação de cupins, já estou tratando , nesse caso tem risco de quedas?? caso queira posso encaminhar vídeo, estou bastante preocupada, obrigada

  17. Bom dia
    Ouvi dizer que as palmeiras crescem até à altura que lhes permite ver o mar, é verdade?

    • Bom dia Natalia,

      Não é verdade, esse comentário não procede, mesmo porque existem 2.600 espécies, sendo que algumas são nativas de regiões praianas e muitas outras oriundas de zonas que ficam distantes do mar.

      Abraços

  18. Valeu. Gostei!

    • Lauro,

      Muito obrigado pelo comentário!

      Abraços

  19. Minha pergunta: meus coqueiros anao de repente comecaram a crescer tortos, sendo que nao estao sob sombras, nem ventos ou outro motivo causador de tal anomalia.

    • Arilton,

      Talvez este fato se deva a uma deficiência nutricional, talvez magnésio e cálcio.

      Faça uma adubação com farinha de ossos e torta de algodão.

      Abraços

  20. Boa noite professor.
    Tenho uma palmeira imperial no meio de minha área, pois foi plantada pelo meu pai já falecido e para não cortá-la pedi que a contornassem, mas
    ao fazer o piso coloquei terra e pedras na sua base e suas raízes quebraram o murinho que a cercava, mas ao chegar a superfície as raízes secam.
    Gostaria de saber se seria possível refazer o muro em torno dela sem que ela estourasse novamente.
    Tem perigo também de cair sobre a casa?
    Pretendia enviar fotos, mas não achei como fazer e já lhe agradeço pela atenção, pois percebi quanto é atencioso.
    Grande abraço.

    • Bom dia Rosângela,

      Não há perigo dela tombar, se o tronco está verticalizado e pode construir uma orla em torno da palmeira, guardando uma distancia de 60 centímetros do tronco. Aproveite para fazer uma adubação com farinha de ossos, para alimentá-la, especialmente com Magnésio, elemento importante para a nutrição dela.

      Abraços

  21. Boa tarde!

    A minha palmeira azul que coloquei no meu jardim, está a quase 1 ano e meio, e as folhas ao tentar se abrirem acabando quebrando..logo bem outras e o processo fica o mesmo.. o que poderia fazer para firmar as folhas,?

    • Boa tarde Marcio,

      Seguramente se trata de uma deficiência nutricional. O magnésio é fundamental para que ela cresça sadia.

      Faça uma adubação com 500 gramas de farinha de ossos e o equivalente a 10 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura. Aplique, também, 100 gramas do fertilizante Forth Palmeiras e, depois de 60 dias, aplique novamente.

      Isto revigorará sua palmeira.

      Abraços

  22. Por que elas não caem ?

    • Claudia,

      Isto não está claro na matéria? Você precisa de mais algum esclarecimento?

      Abraços

  23. Ola nossa palmeira triangular, tombou todas as folhas. Acredito que foi com o vento.
    Posso cortar reto no caule? Vai crescer novamente?

    • Olá Jean,

      Se o botão terminal ou palmito estiver intato ela sobrevirá. Não faça nenhum tipo de corte.

      Abraços

  24. Professor, moro na Ilha do Givernador, RJ e temos um bairro com muitas palmeiras imperiais. Não há manutenção e a saída do Engenheiro da Prefeitura é cortá-las e desde 2016, foram tombadas. Há algum órgão público que faz o estudo sobre tratamento? São imensas, lindas e fazem parte da História, desde 1920. Pode nos orientar. Fazemos parte de um grupo preocupadas com o fururo de nossas palmeiras. Att Silvia Helena

    • Bom dia Silvia Helena,

      Mas por quê corta-las? Elas estão saudáveis e não precisam de nenhum manejo. A natureza, com o sol e as chuvas, as mantem lindas.

      Não precisa se preocupar, apenas desfrute delas!

      Abraços

  25. Professor boa noite,como fazer estaqueamento pra palmeira não ser arrancado pelo vento

    • Bom dia Luis,

      Se a palmeira for alta, o ideal é tutora-la com três cabos de aço.

      No final do estipe e antes do da parte verde da muda, deve-se por um anel de ferro de onde partem os três cabos de aço, de maneira triangular, entre essa argola e o caule, faça uma proteção com um pedaço de saco de aniagem, para não machucar a planta. Estes são afirmados no chão a uma certa distancia, para manter a palmeira firme e vertical.

      Um outro modo é fincar uma estaca de eucalipto junto ao caule da palmeira e amarra-lo à muda com sisal, sempre protegendo o tronco com um pedaço de saco de aniagem.

      Abraços

  26. Prezado Raul, Tem um coqueiro próximo da minha casa e está com formigueiro no tronco e parte está oco. Gostaria de saber se corre risco dele cair? Segue a foto

    • Bom dia Eliesse,

      Acho que não há esse risco. Entretanto deve ser feito um tratamento, primeiro para combater as formigas, as iscas formicidas granuladas Mirex ou Citromax, são menos prejudiciais ao meio ambiente e eficientes em casos de proliferação alta.

      O tronco com cavidade pode ser tratado fazendo-se inicialmente uma raspagem para remover o tecido apodrecido até encontrar o tecido sadio; a seguir é necessário fazer um tratamento profilático com pasta bordalesa, depois introduzir cavilhas de metal entrelaçadas que irão formar o núcleo de sustentação. Limpo e desinfetado, o buraco deve ser preenchido com cimento.

      Abraços

      • Prezado Raul,muito obrigado pela atenção!! Ótimo dia!
        Abraço!!

        • Você merece, Eliesse!

          Abraços

  27. Tenho uma palmeira q nasceu 2 sementes ficou em V e possível uma delas cair com vento?já estão com uns 4 metros

    • Valdeci,

      Não acredito que tombe, pode ficar tranquilo. Se os troncos estão sadios não vejo motivo de preocupação.

      Abraços

  28. Tenho 4 palmeiras em Ibiúna estão meio torta em direção a casa tenho meno que cai em cima da casa dae queria tirar uma dúvida se corto ela ou não ..

    • Eduardo,

      É normal que as palmeiras fiquem inclinadas, isto não indica que possam cair. Se estão firmemente plantadas e arraigadas ao solo não vejo perigo.

      Não as corte.

      Abraços

  29. Amei esta matéria. Traz ensinamentos para o nosso dia -a-dia. Agradeço!

    • Você merece, Paula!

      Abraços

  30. Olá!

    Tenho um coqueiro antigo, com mais de 30 anos, e cerca de 20 metros de altura. O rapaz que faz a poda o condenou, alegando risco de queda.

    Os sinais são: porção do caule próximo do topo com coloração mais clara e fofo; inclinação acentuada; cocos caindo antes da hora e pequenos; cocos verdes com parte da casa ressecada/escura; presença de colchonilha nas folhas.

    Creio que uma intervenção para além de uma poda seja necessária, mas me questiono se deve realmente chegar o ponto de uma erradicação total. Seria possível ele se recuperar realizando apenas o corte da parte superior comprometida, deixando o restante do caule de pé?

    Tenho mais fotos.

    Parabéns pelo blog, muito sucesso!

    • Olá Arthur,

      Todos esses sintomas manifestam uma necessidade de adubação e de manejo.

      Proceda assim:

      – Corte as folhas mais velhas;
      – Passe pasta bordalesa no caule com coloração mais clara;
      – Adube uma vez com sais de Epsom (20 colheres de sopa dissolvidas em 10 litros de água) em regas, 1 kg de farinha de ossos, o equivalente a 10 litros de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura (podem ser de lareira, padaria ou pizzaria), 1 kg de húmus de minhocas e uma porção de cascas trituradas de ovos. Agregue isto ao solo onde está plantado, afofe superficialmente misturando todo e regue sem encharcar.

      Abraços

      • Desde já, muito obrigado pelo retorno e pelas orientações!

        Mesmo com uma adubação, como fica a questão das partes comprometidas? Não seria adequado eliminar os pontos de maior fragilidade?

        Segundo o rapaz da poda, ele não está mais conseguindo ter acesso ao topo do coqueiro como antes, por conta dessa parte fofa. “se eu enfiar o facão, capaz de atravessar todo”, ele diz. E ainda tem o fato das colchonilhas também, que devem estar contribuindo pra isso.

        Ah, e o solo em volta da raiz é todo gramado, não é terra nua. Para uma adubagem, seria necessário capinar antes? Ou aplicaria o material por cima da grama mesmo?

        • Oi Arthur,

          Você pode eliminar, mas tome cuidado para não afetar a coroa folhar, o palmito deve ser resguardado a tudo custo.

          As cochonilhas podem ser combatidas com calda de sabão.

          Corte em pedaços 500 g de sabão, dissolva em 1 litro de água quente, adicione 40 ml de óleo mineral aos poucos. Dissolva o preparado em água morna e, na hora de pulverizar, utilize 100g da pasta para cada 5 litros de água fria. Repita a pulverização mais duas vezes, semanalmente.

          Para fazer a adubação, faça furos a cada 10 centímetros do tronco a uma distancia de 30 centímetros do caule. Não precisa tirar a grama, basta ser aparada.

          Abraços

Secured By miniOrange