Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Brasil perde área protegida equivalente ao Estado do RJ

Nos últimos 30 anos, o Brasil perdeu mais de 45 mil quilômetros quadrados de áreas protegidas, uma extensão maior que a do Estado do Rio de Janeiro, de acordo com estudo realizado pela Universidade de Pernambuco. Ainda não veiculada em revistas científicas, a pesquisa analisou a redução, a declassificação e a reclassificação (RDR) em territórios de conservação, desde 1981.

Desde 2008, a devastação foi a mais alarmante, em especial, por conta das obras de infraestrutura do governo federal na Amazônia, para a construção de hidrelétricas e o desenvolvimento do setor. Nestes últimos cinco anos, ocorreram quase 70% dos casos de RDR.

Em todo o período desse registro, os pesquisadores identificaram 48 eventos de RDR. De 1981 a 2000, houve apenas dois. Em 2001, em função da adequação à lei do Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (Snuc), aconteceu o primeiro pico, com oito ocorrências.

Em 2008, inicia-se um novo salto nas constatações. Apenas em 2010, último ano do governo Lula, foram 14 eventos de RDR. Já durante a gestão de Dilma Rousseff, nos dois primeiros anos, houve outros 10.

De acordo com o estudo, o setor de geração e transmissão de eletricidade motivou 44% dos eventos de RDR, foram 21 ao total, onde houve 11 de declassificação (onde as áreas de conservação deixaram de existir), nove de reduções e um de reclassificação.

Outros agentes estiveram entre os responsáveis pelos estragos nas áreas de conservação. Foram eles a especulação imobiliária, que motivou sete eventos de RDR, e o agronegócio, causador de cinco casos de devastação. A pesquisa não analisou territórios indígenas, apenas unidades de preservação estaduais e federais.

Com informações do CicloVivo e do Estadão

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange