Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

O urbanismo de Puerto Madero

Como comentei anteriormente, Puerto Madero é um bairro recuperado, que passou do status de abandono total a lugar de encontro, a ser uma das áreas turísticas mais concorridas de Buenos Aires. Seu urbanismo combina linhas simples com a elegância dos materiais, a urbe com a brisa do rio, sem descuidar seus componentes históricos.

A área de 2,1 km2 tem uma densidade populacional de 193,3hab/km2 (censo 2001) e é a região mais valorizada da cidade, valendo o metro quadrado em média USD 3.500. Comporta escritórios, prédios residenciais, museus, praças, parques, uma universidade, muitos locais para eventos, restaurantes de todo tipo e o hotel mais luxuoso da cidade, o Hotel Faena.

O projeto completo consistiu da criação de uma estreita faixa edificada localizada entre os diques, dois grandes parques – Micaela Bastidas e Mulheres Argentinas, bulevares amplos, ruas de pedestres e gigantescos arranha-céus.

Reparem como os pisos marcam as circulações. E que há bancos com e sem encosto. Os que têm encosto convidam ao visual dos diques. Os outros permitem, também, olhar a saída do prédio para os que esperam alguém. E as bases dos troncos dos jacarandás estão protegidas para não sofrer com as podas do gramado. Ao fundo, um dos guindastes, pintado de vermelho e amarelo.

O desenho de suas calçadas e bulevares tem uma comunicação visual muito interessante: seus pisos. Eles delimitam áreas, conduzem o fluxo de pessoas, criam vias rápidas e vias de passeio (recorrendo aos paralelepípedos), se incorporam aos canteiros, criam áreas de estar, ajudam na drenagem de ruas e bulevares e acolhem ralos que formam parte da paginação. Parte dos materiais utilizados é recuperado. Ao passear pelo bairro estamos pisando paralelepípedos e dormentes originais, ou seja, lá dos idos de 1900.

Nas cabeceiras dos diques foram expostos os antigos guindastes. Devidamente pintados e iluminados hoje são belas e imponentes esculturas urbanas que mantém vivos os ares portuários de ontem e recebem os de hoje, quando luxuosos veleiros cruzam suas águas.

As antigas docas foram renovadas. São o cartão postal do bairro por excelência. Fotografadas de vários ângulos e alturas ressaltam por suas paredes de tijolos à vista e suas imponentes vigas de ferro fundido. Esses galpões dispostos de forma simétrica são a entrada do bairro e logo trazem uma bela surpresa: os espelhos de água. Por isso abrigam tantos restaurantes. Sua elegância e tranquilidade são um convite ao gozo. E as empresas que abrigam possuem vistas únicas e vários balcões e terraços com projetos paisagísticos implantados.

O urbanismo em Puerto Madero: balizadores para indicar o caminho durante a noite, pisos comunicativos, esculturas modernas e tradicionais, bancos de todo tipo, contrastes entre o moderno e o histórico e sempre algum lugar convidativo para descansar ou apreciar as vistas.


O bairro possui esculturas, fontes, vários tipos de bancos, estacionamentos para bicicletas, bebedouros, gramados convidativos e outros que pedem não ser pisados, luminárias modernas, tecnologia nas pontes que se abrem para dar passo a embarcações, sinalização turística em pôsteres, mapas e no piso, indicando os locais onde a áudio-guia possui uma explicação. Recentemente se aprovou a instalação de parquímetros, uma reclamação antiga do bairro que virou estacionamento de quem trabalha no centro. Há rampas de acesso para portadores de deficiências, pérgolas com trepadeiras que crescerão presenteando-nos com suas lindas sombras floridas, lixeiras sempre disponíveis para que o visitante não tenha motivos para sujar o bairro. Semáforos inteligentes, ruas de pedestres, iluminação noturna. Não falta nada. Ou será que sim?

Aqui é possível olhar longe mesmo estando em uma área urbana. Ruas amplas, passeios costeiros, torres altas: tudo convida a vista a ir ao longe.

Quando vocês vierem, animem-se! Escolham um calçado confortável e façam essa visita bem descansados para andar bastante, cruzar os diques pela Ponte da Mulher e descobrir belos detalhes do paisagismo bem planejado, bem executado e bem mantido dos parques Micaela Bastidas e Mulheres Argentinas, além do urbanismo do antigo balneário e da flora nativa da reserva ecológica, vizinhos do bairro. Os já tão falados restaurantes dos diques de Puerto Madero serão uma ótima maneira de fechar com chave de ouro: um merecido e confortável descanso acompanhado de carne argentina no fim do dia.

E, enquanto não der para embarcar destino à Buenos Aires, deixo um convite a fazer um passeio virtual 360º. Na parte superior direita há um menu que facilita escolher os destinos, entre eles os Parques Mulheres Argentinas e Micaela Bastidas, o Passeio das Esculturas e a Praça Eva Perón.

Entardecer em Puerto Madero. A Ponte da Mulher com seus traços náuticos, piso de deck de madeira, iluminação noturna e grande porte escultórico.

www.corporacionpuertomadero.com
Mapa de Puerto Madero
Puerto Madero e seus parques no Google Maps

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange