Dasiphora fruticosa
arbusto-de-cinco-folhas, rosa-alpina
Também classificada como Potentilla fruticosa, é um arbusto densamente frondoso com folhas cobertas por pelos finos, sedosos e prateados e flores em forma de botão, com cinco pétalas, atraindo borboletas e abelhas. Normalmente é encontrado crescendo em solos retentores de umidade em pântanos, pradarias, florestas e áreas rochosas, porém é resistente à seca e aos frios intensos, sendo ideal para formar cercas e bordaduras. Suas características de folhas pequenas, flores delicadas e casca escamosa a tornam adequada para bonsai. É muito popular no Japão e está ganhando popularidade na Europa.
A Dasiphora fruticosa é apreciada no paisagismo devido à sua resistência. É frequentemente usada em bordas de canteiros, maciços, jardins de pedras e como cobertura do solo, nas regiões sulinas e serranas do Brasil. Cresce bem em uma variedade de condições, sendo tolerante a solos pobres.
Se a planta mãe estiver crescendo vigorosamente, pode-se dividir a touceira no final do inverno ou início da primavera. Desenterrando a planta com cuidado e dividindo-a em várias partes, garantindo que cada divisão tenha raízes e brotos.
- Sinônimos estrangeiros: shrubby cinquefoil, golden hardhack, bush cinquefoil, shrubby five-finger, widdy, kuril tea, (em inglês); zarzaparrilla, (em espanhol); potentille arbustive, (em francês); strauch-fingerkraut, schottisches fingerkraut, (em alemão); cinquefoglio arbustivo, (em italiano); kizil’nik kustarnikovyy, (em russo); jīnsītáo, jīnlàméi, (em chinês).
- Família: Rosaceae.
- Características: arbusto semi-lenhoso, caducifólio.
- Porte: 0,60 a 1,00 metro de altura.
- Fenologia: primavera, verão e início do outono.
- Cor da flor: amarela, raramente branca, rosa e vermelha.
- Cor da folhagem: verde azulado.
- Origem: norte dos EUA, Canadá, norte da Europa e norte e centro da Ásia.
- Clima: temperado/subtropical serrano. Suporta temperaturas abaixo de 0º.
- Luminosidade: sol pleno ou sombra parcial.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.