Olá, Raul!
Moro em Campos dos Goytacazes/RJ
Ano passado fiz contato com vc para me orientar como tratar uma Palmeira Imperial de uns 20 25 metros de altura, existente aqui perto da minha rua que está com um buraco em seu tronco de 15 cm de diâmetro e 20 de profundidade (parecendo ser cupim) há uns 50 cm do chão.
Seguindo sua orientação, comprei Calda Bordalesa para tratar, pois alertei a prefeitura, mas nada foi feito e se ninguém fizer nada, a Palmeira irá morrer.
Você me orientou a fazer uma pasta da calda bordalesa e aplicar após a raspagem. E tenho de preencher o buraco com cimento e cavilha entrelaçada. Sendo que não sei qual o tempo que devo dar para preencher com o cimento após a aplicação da pasta bordalesa. E também não encontrei as tais cavilhas entrelaçadas. O que posso usar para substituí-las?
A única coisa que a prefeitura fez, com a minha insistência, foi quebrar o cimento que haviam posto em volta do tronco dela.
Obrigado por toda atenção que você nos dá em seu site. São iluminadas!
Infecções fúngicas ou bacterianas podem afetar a saúde da grama-amendoim, causando lesões nas folhas e outras partes, que podem se assemelhar a queimaduras.
Tente fazer três pulverizações, semanais, com sulfato de cobre e faça também uma adubação usando 3 kg por m² de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, podem ser de lareira, padaria ou pizzaria.
Boa tarde Raul.
Coloquei uma semente de abacate num vaso e brotou.
Posso cultivá-la em vaso?
Moro em apartamento em Porto Alegre/RS e sou apaixonada pela natureza
paisagismos e jardins.
Agradeço desde já sua resposta.
Abacateiros são árvores que podem ser cultivadas em vasos, especialmente quando jovens. No entanto, é importante escolher um vaso espaçoso o bastante, om capacidade de 80 litros, para permitir o desenvolvimento saudável das raízes. Além disso, certifique-se de usar um solo bem drenado e fornecer água e luz solar adequadas para promover um crescimento robusto. Lembre-se de que os abacateiros podem crescer bastante, então pode ser necessário eventualmente replantar a muda em um vaso maior ou transplantá-la para o solo, se desejar que a árvore alcance seu tamanho completo.
Olá, Raul. Gostaria de saber qual planta vc poderia indicar para a seguinte condição: sol pleno, perene, espantar mosquito, com flor, espaço estreito, porém comprido. Muito obrigada.
Bom dia Raul. Também sou um amante do mundo vegetal. Tenho um jardim com mais de 2000 árvores, arbustos, catos, suculenta e fetos. Muito gostaria de ter a Strongylodon macrobotris (sementes ou estaca enraizada). Será que me arranja comprando? Posso lhe oferecer a Stictocardia beraviensis…
Aveiro-Potugal
Olá, mestre Raul, boa tarde.
Plantamos Peperomia obtusifolia num canteiro, sob copas de árvores, e as mudas morreram. Que outra forração poderíamos colocar no lugar?
Sr. Raul, moro em Santo Amaro da Imperatriz, perto de Florianópolis. Plantei mangueiras, uma enxertada e duas de caroços, mas parece que por aqui elas não frutificam porque chove muito. É verdade? Não tem solução? Agradeço.
A mangueira gosta de climas chuvosos. Ela é uma planta tropical que se adapta bem a condições de alta umidade e precipitação. Ela precisa de pelo menos 1.500 mm de chuva por ano para produzir frutos de qualidade. Em climas mais secos, a árvore pode produzir frutos, mas eles podem ser menores e menos saborosos.
É uma árvore resistente que pode tolerar temperaturas que variam de 10 a 35 graus Celsius. No entanto, ela prefere temperaturas mais altas, entre 25 e 30 graus Celsius. A árvore também precisa de pelo menos seis horas de sol por dia.
Portanto o clima de sua cidade é favorável para o cultivo delas.
Esses pontinhos pretos são pulgões, eles deixam as folhas amareladas.
Para combatê-los use uma calda de sabão
Corte em pedaços 500 g de sabão, dissolva em 1 litro de água
quente, adicione 40 ml de óleo mineral aos poucos. Dissolva o
preparado em água morna e, na hora de pulverizar, utilize 100g
da pasta para cada 5 litros de água fria. Repita a pulverização mais duas vezes, semanalmente.
Boa tarde, meu amigo Raul, feliz ano novo….meu amigo, a minha Ravenala entre uma folha e outra está brotando, como se fosse uma folha, porém menor, isso é porque?
O broto que está crescendo entre as folhas da sua Ravenala é, na verdade, uma nova planta. A Ravenala é uma espécie que se propaga dessa maneira. Esses brotos podem ser separados da planta mãe e plantados para formar novas plantas.
O broto que você está observando é ainda novo e, por isso, é menor que as folhas da planta principal. Conforme ele for crescendo, irá se desenvolver e se tornar uma planta adulta.
Bom dia, certinho, obg pela orientação, eu achei estranho porque já vi broto nascerem ao lado dela, próximo ao chão…esses estão no meio da planta entre as folhas dos dois lados.
Feliz ano novo Raul .
Querido estou em Florianópolis.
Tenho varias orquideas em baixo de um pergolado que fica em baixo de um jasmim manga enorme de uns 5 metros . O jasmim manga teve acaros e assim as orquideas também. Como terminar com essa praga ? E nas phalaenopsis principalmente apareceram manchas pretas , não sei se é pelos acaros ou os acaros que já passaram alguma doença a elas . Como posso tratar ? Muito obrigada
Os fungos mais comuns que causam manchas pretas nas phalaenopsis são o Phytophtora, o Rhizoctonia e o Pythium.
Para combater esses fungos proceda da seguinte maneira:
– Corte a parte afetada com uma boa margem de segurança, além da parte saudável que está em torno da mancha;
– Com um cotonete passe canela em pó nesses cortes;
– Ao regar não molhe as folhas;
– Faça três pulverizações, semanais, com uma calda de alho
Esmague 4 dentes de alho, coloque em 1 litro de água e deixe
descansar por 12 dias. Depois desse período, acrescente 10 litros de água e pulverize as orquídeas.
Já os ácaros não são responsáveis pelas manchas e podem ser eliminados fazendo pulverizações com um repelente natural à base de óleo de Neem.
A calda de sabão é eficaz para combater a cochonilha. Essa fuligem preta indica fumagina e é causada por fungos que surgem nos excrementos de cochonilhas e pulgões. A calda de sabão é também eficiente para elimina-la.
Tem 3 kaizucas plantadas a 1 ano e 2 meses no meu jardim. Nesta primavera elas deram várias brotações, porém estou notando agora caírem muitos galinhos. Ficam marrons e caem.
Notei que alguns galhos grossos tem umas bolhinhas de resina/seiva seiva perto do tronco.
Adubei com Forth Jardim a cada 4 meses.
Isso tudo é normal? Tem um galho que caiu umas 4 raminhos em sequência…chegou a abrir uma fenda…tem que passar algum remédio?
Raul, como eliminar cochonilhas na jabuticabeira. Ela está plantada em vaso, dá frutos o ano inteiro, e está com bichinho por toda a planta e folhas amareladas. è uma varanda de apartamento. Esm são Paulo, ,no bairro de moema.Muito obrigada.
Se for cochonilha de carapaça, pode combate-la pincelando os galhos com óleo mineral ou vegetal ou de peixe.
Caso as cochonilhas sejam aquelas conhecidas como pulgão branco ou pulgão verde, faça uma calda de sabão.
Corte em pedaços 500 g de sabão, dissolva em 1 litro de água
quente, adicione 40 ml de óleo mineral aos poucos. Dissolva o
preparado em água morna e, na hora de pulverizar, utilize 100g
da pasta para cada 5 litros de água fria. Repita isto mais 3 vezes, semanalmente.
Bom dia sr. Raul sou do Rio Grande do Sul Porto Alegre
Meu pé de plátano começou a descascar no tronco bem próximo do solo o que devo fazer isso é normal? ele tem uns cinco anos
Algumas doenças fúngicas, como o fungo Phytophthora palmivora, podem causar a descamação da casca do plátano.
Os fungicidas mais eficazes contra o Phytophthora palmivora são o propiconazol, o triflurazipir e o clorotalonil. O fungicida deve ser aplicado na parte afetada da planta. O tratamento deve ser repetido a cada 15 dias, até que a infecção seja controlada.
Boa tarde professor Raul.
Tenho varias orquideas em um pergolado embaixo de um jasmim manga enorme que pegou acaros em Florianópolis. Minhas orquedeas também pegaram acaros . Quais as alternativas para terminar com os acaros ? Muito obrigada
O combate dos ácaros pode ser feito pulverizando três vezes, semanalmente, com enxofre ou com calda sulfocálcica. Por causa da reflexão da luz, uma camada fina de casca de arroz, nos vasos, também os inibe.
bom dia,
procuro uma muda de plinia edulis de mais o menos 1 m de altura para cultivo em vaso, em São Paulo.
Gostaria saber se tem disponibilidade, preço e se o vaso pode ficar no sol.
Obrigado
Oi querido Raul,
Posso usar qualquer uma dessas três frutíferas, em Campinas/SP, e podá-las para que não passem de 03/04 metros? Assim, seria possível mantê-las em espaços residenciais pequenos?
São elas: 1) – Eugênia involucrata;
2) – Eugênia brasiliensis;
3) – Eugênia leitoni
Boa tarde! Primeiramente parabéns pelo site, muito elucidativo principalmente a parte de perguntas e respostas. Gostaria de plantar Bambu rente ao muro porque construíram uma casa muito próxima a minha e perdemos a privacidade. A casa vizinha também tem 2 andares e um quarto ficou de frente para o meu, estou em SP. Por favor, qual Bambu não invasivo eu poderia usar? Desde já muito obrigada pela atenção.
Boa Tarde Sr. Raul! Conhecendo hoje sua página e já amando! Tenho um jardim com grama esmeralda e acabei de mandar trocá-las por grama Sao Carlos, pois tenho cachorro e o xixi dela acaba com a grama. Me disseram que a Sao Carlos é mais resistente, é verdade? Como devo cuidar dela pra mantê-la bonita, mesmo com o cachorro passeando por ela rsrs ???
Sim, a grama são carlos suporta melhor o xixi do seu cachorro, essa urina é constituída de sais solúveis, ureia e outros componentes. Quando é depositada sempre no mesmo lugar causa o amarelamento da grama, já que ela não consegue metabolizar o excesso de ureia. A grama são carlos é mais adequada do que a esmeralda, sendo capaz de absorver a urina e manter a aparência verde e saudável do gramado, especialmente se irrigada, para “lavar” esse pipi.
Regue o gramado pelo menos duas vezes por semana, sempre na parte da manhã,
Fertilize seu gramado na primavera e no verão, usando o fertilizante Dimygrass,
Pode a grama a uma altura de 3 a 5 cm.
Querido Raul. Tudo bem por aí?
Poderia me ajudar com hortênsias em Monte Verde? Estão lindas, como sempre, mas algumas apareceram com uma espécie de ferrugem nas folhas. Sempre acontece nessa época. O que posso passar? Óleo de neen ou calda bordalesa ajudariam? Muito obrigada!
Se são manchas alaranjadas ou marrons nas folhas, seguramente se trata de ferrugem. Pode tratar essa doença aplicando calda bordalesa em três pulverizações semanais, também o vinagre é um fungicida natural eficaz contra a ferrugem, misture 1 xícara de vinagre branco com 4 xícaras de água e alterne as aplicações.
Bom dia Raul. Tudo bem com o senhor? Estou com um pé de romã com muitos frutos só que estão todos doentes. Quanto às pragas, está com infestação de mosca branca.
O que devo fazer para combater as moscas brancas e melhorar a qualidade dos frutos?
Recomendo o inseticida Lalguard Java, ele demonstra eficiência no combate da mosca-branca, aliado a isso, é inofensivo a seres humanos e apresenta baixo impacto em insetos benéficos, que atuam como inimigos naturais. Diferentemente de pesticidas químicos, o Lalguard Java é inócuo para o meio ambiente e deixa zero resíduo em alimentos.
Raul boa tarde
Comprei uns bambus lindos e grandes. No dia seguinte eles amanheceram com quase todas as folhas manchadas de cores escuras, verde escuro com pintas pretas algumas folhas com manchas amarelas.
Não estou vendo a opção de enviar o anexo da foto aqui.
Como faço pra recuperar o bambu da sorte. Eles ainda não tem raiz, estão na água.
Olá, Raul, bom dia!
Vamos fazer um maciço de hedera helix numa área sob copa de árvores.
Quantas mudas seriam por m2?
Olá Liliana,
Para cobrir a área rapidamente, 25 mudas por m²
Abraços
Olá, Raul!
Moro em Campos dos Goytacazes/RJ
Ano passado fiz contato com vc para me orientar como tratar uma Palmeira Imperial de uns 20 25 metros de altura, existente aqui perto da minha rua que está com um buraco em seu tronco de 15 cm de diâmetro e 20 de profundidade (parecendo ser cupim) há uns 50 cm do chão.
Seguindo sua orientação, comprei Calda Bordalesa para tratar, pois alertei a prefeitura, mas nada foi feito e se ninguém fizer nada, a Palmeira irá morrer.
Você me orientou a fazer uma pasta da calda bordalesa e aplicar após a raspagem. E tenho de preencher o buraco com cimento e cavilha entrelaçada. Sendo que não sei qual o tempo que devo dar para preencher com o cimento após a aplicação da pasta bordalesa. E também não encontrei as tais cavilhas entrelaçadas. O que posso usar para substituí-las?
A única coisa que a prefeitura fez, com a minha insistência, foi quebrar o cimento que haviam posto em volta do tronco dela.
Obrigado por toda atenção que você nos dá em seu site. São iluminadas!
Olá Marco,
Após a aplicação da pasta bordalesa pode aplicar imediatamente o cimento. As cavilhas podem ser substituídas por agulhas de crochê metálicas.
Sou eu quem agradece!
Desejo sorte!
Abraços
Tratamento para Palmeira Imperial
Marco,
Tratamento para que?
Aguardo seu retorno.
Abraços
Olá sr Raul! Sou Adriana de Brasília.
Minha grama amendoim está cheia falhas , sem folhas, como se estivesse secando. O que devo fazer? Muito grata
Olá Adriana,
Infecções fúngicas ou bacterianas podem afetar a saúde da grama-amendoim, causando lesões nas folhas e outras partes, que podem se assemelhar a queimaduras.
Tente fazer três pulverizações, semanais, com sulfato de cobre e faça também uma adubação usando 3 kg por m² de cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura, podem ser de lareira, padaria ou pizzaria.
Abraços
Boa tarde Raul.
Coloquei uma semente de abacate num vaso e brotou.
Posso cultivá-la em vaso?
Moro em apartamento em Porto Alegre/RS e sou apaixonada pela natureza
paisagismos e jardins.
Agradeço desde já sua resposta.
Bom dia Ieda,
Abacateiros são árvores que podem ser cultivadas em vasos, especialmente quando jovens. No entanto, é importante escolher um vaso espaçoso o bastante, om capacidade de 80 litros, para permitir o desenvolvimento saudável das raízes. Além disso, certifique-se de usar um solo bem drenado e fornecer água e luz solar adequadas para promover um crescimento robusto. Lembre-se de que os abacateiros podem crescer bastante, então pode ser necessário eventualmente replantar a muda em um vaso maior ou transplantá-la para o solo, se desejar que a árvore alcance seu tamanho completo.
Abraços
Arbustos com crescimento rápido?
Prudentopolis pr
Ivolaine,
Para o clima subtropical de altitude de sua cidade, são muitas as opções, por exemplo:
Pachystachys coccinea – camarão-vermelho;
Euphorbia pulcherrima – bico-de-papagaio;
Calliandra brevipes – quebra-foice;
Thunbergia erecta – tunbérgia-arbustiva;
Brunfelsia uniflora – manacá-de-cheiro;
Abelia grandiflora – abélia.
Abraços
Olá, Raul. Gostaria de saber qual planta vc poderia indicar para a seguinte condição: sol pleno, perene, espantar mosquito, com flor, espaço estreito, porém comprido. Muito obrigada.
Olá Maria Ângela
Recomendo esta:
crotalária (Crotalária juncea). Ela é perfeita para afastar o mosquito.
Saiba mais sobre ela clicando em: http://www.jardimcor.com/catalogo-de-especies/crotolaria-juncea/ e também em: http://www.jardimcor.com/cronica/flores-como-armas-contra-o-mosquito-da-dengue/
Abraços
Bom dia Raul. Também sou um amante do mundo vegetal. Tenho um jardim com mais de 2000 árvores, arbustos, catos, suculenta e fetos. Muito gostaria de ter a Strongylodon macrobotris (sementes ou estaca enraizada). Será que me arranja comprando? Posso lhe oferecer a Stictocardia beraviensis…
Aveiro-Potugal
Bom dia Artur,
Meus parabéns por essa diversidade de espécies.
Não disponho dela, infelizmente.
Abraços
Olá, mestre Raul, boa tarde.
Plantamos Peperomia obtusifolia num canteiro, sob copas de árvores, e as mudas morreram. Que outra forração poderíamos colocar no lugar?
Olá Liliana,
São muitas as opções, por exemplo:
Callisia repens – mini-tradescantia;
Chlorophytum comosum – clorofito;
Epipremnum pinnatum – jibóia;
Glechoma hederacea – bálsamo-do-campo;
Hedera Helix – hera-miúda;
Hemigraphis alternata – hera-roxa;
Lycianthes asarifolia – folha-de-batata;
Maranta leuconeura “Kerchoveana” – barriga-de-sapo;
Oxalis vulcanicola – trevo-amarelo;
Pilea microphylla – brilhantina;
Plectranthus nummularius – hera-sueca;
Polygonum capitatum – tapete-inglês;
Selaginella kraussiana – musgo-tapete;
Sphagneticola trilobata – vedélia;
Syngonium angustatum – singônio;
Tradescantia zebrina – lambarí;
Viola odorata – violeta-de-cheiro.
Abraços
boa tarde, este arbusto Metrosideros excelsa é tóxico ou não paar coelhos?
aguardo sua resposta. muito agradecida.Teresa Durão
Boa tarde Tereza,
Não saberia dizer se é tóxica para coelhos, mas sim, é tóxica para cães e gatos e outros animais domésticos.
Abraços
Sr. Raul, moro em Santo Amaro da Imperatriz, perto de Florianópolis. Plantei mangueiras, uma enxertada e duas de caroços, mas parece que por aqui elas não frutificam porque chove muito. É verdade? Não tem solução? Agradeço.
Olá João Batista,
A mangueira gosta de climas chuvosos. Ela é uma planta tropical que se adapta bem a condições de alta umidade e precipitação. Ela precisa de pelo menos 1.500 mm de chuva por ano para produzir frutos de qualidade. Em climas mais secos, a árvore pode produzir frutos, mas eles podem ser menores e menos saborosos.
É uma árvore resistente que pode tolerar temperaturas que variam de 10 a 35 graus Celsius. No entanto, ela prefere temperaturas mais altas, entre 25 e 30 graus Celsius. A árvore também precisa de pelo menos seis horas de sol por dia.
Portanto o clima de sua cidade é favorável para o cultivo delas.
Abraços
Caro professor Raul, estou com uma Clusia de quase 2 metros com pontinhos pretos nas folhas e mancha amarela no conteo das folhas tbe. Me ajuda?
Bom dia Monica,
Esses pontinhos pretos são pulgões, eles deixam as folhas amareladas.
Para combatê-los use uma calda de sabão
Corte em pedaços 500 g de sabão, dissolva em 1 litro de água
quente, adicione 40 ml de óleo mineral aos poucos. Dissolva o
preparado em água morna e, na hora de pulverizar, utilize 100g
da pasta para cada 5 litros de água fria. Repita a pulverização mais duas vezes, semanalmente.
Isto eliminará essa praga.
Abraços
Boa tarde, meu amigo Raul, feliz ano novo….meu amigo, a minha Ravenala entre uma folha e outra está brotando, como se fosse uma folha, porém menor, isso é porque?
Lembrando que essa brotação é no meio da palmeira e não nas pontas como é de costume ela brotar as folhas.
Boa tarde Wekisley,
O broto que está crescendo entre as folhas da sua Ravenala é, na verdade, uma nova planta. A Ravenala é uma espécie que se propaga dessa maneira. Esses brotos podem ser separados da planta mãe e plantados para formar novas plantas.
O broto que você está observando é ainda novo e, por isso, é menor que as folhas da planta principal. Conforme ele for crescendo, irá se desenvolver e se tornar uma planta adulta.
Abraços
Bom dia, certinho, obg pela orientação, eu achei estranho porque já vi broto nascerem ao lado dela, próximo ao chão…esses estão no meio da planta entre as folhas dos dois lados.
Boa tarde Wekisley,
Você merece! Sim, também surgem brotações no solo, junto a planta.
Abraços
Feliz ano novo Raul .
Querido estou em Florianópolis.
Tenho varias orquideas em baixo de um pergolado que fica em baixo de um jasmim manga enorme de uns 5 metros . O jasmim manga teve acaros e assim as orquideas também. Como terminar com essa praga ? E nas phalaenopsis principalmente apareceram manchas pretas , não sei se é pelos acaros ou os acaros que já passaram alguma doença a elas . Como posso tratar ? Muito obrigada
Obrigado Vanessa!
Os fungos mais comuns que causam manchas pretas nas phalaenopsis são o Phytophtora, o Rhizoctonia e o Pythium.
Para combater esses fungos proceda da seguinte maneira:
– Corte a parte afetada com uma boa margem de segurança, além da parte saudável que está em torno da mancha;
– Com um cotonete passe canela em pó nesses cortes;
– Ao regar não molhe as folhas;
– Faça três pulverizações, semanais, com uma calda de alho
Esmague 4 dentes de alho, coloque em 1 litro de água e deixe
descansar por 12 dias. Depois desse período, acrescente 10 litros de água e pulverize as orquídeas.
Já os ácaros não são responsáveis pelas manchas e podem ser eliminados fazendo pulverizações com um repelente natural à base de óleo de Neem.
Abraços
Vcs tem algum material sobre o cultivo de Lavanda?
André,
Sim, neste mesmo blog tem um texto sobre ela. Clique em:http://www.jardimcor.com/catalogo-de-especies/lavandula-angustifolia/
Abraços
Mestre, outra dúvida…os Podocarpus estão com cochonilha…já aqui a receita do sabão e óleo mineral.
Também estão com umas folhas pretas…quando passo a mão parece tipo uma lama….
Estão as lado das kaizucas….
Estou preocupado.
Oi Marco,
A calda de sabão é eficaz para combater a cochonilha. Essa fuligem preta indica fumagina e é causada por fungos que surgem nos excrementos de cochonilhas e pulgões. A calda de sabão é também eficiente para elimina-la.
Abraços
Olá, mestre!
Bom dia!
Tem 3 kaizucas plantadas a 1 ano e 2 meses no meu jardim. Nesta primavera elas deram várias brotações, porém estou notando agora caírem muitos galinhos. Ficam marrons e caem.
Notei que alguns galhos grossos tem umas bolhinhas de resina/seiva seiva perto do tronco.
Adubei com Forth Jardim a cada 4 meses.
Isso tudo é normal? Tem um galho que caiu umas 4 raminhos em sequência…chegou a abrir uma fenda…tem que passar algum remédio?
Obrigado pela ajuda!
Olá Marco,
Respondi sua questão por e-mail.
Abraços
Parabéns por essa iniciativa ????????????????
Muito obrigado Walnice!!!
Abraços
Raul, como eliminar cochonilhas na jabuticabeira. Ela está plantada em vaso, dá frutos o ano inteiro, e está com bichinho por toda a planta e folhas amareladas. è uma varanda de apartamento. Esm são Paulo, ,no bairro de moema.Muito obrigada.
Bom dia Sibelli,
Se for cochonilha de carapaça, pode combate-la pincelando os galhos com óleo mineral ou vegetal ou de peixe.
Caso as cochonilhas sejam aquelas conhecidas como pulgão branco ou pulgão verde, faça uma calda de sabão.
Corte em pedaços 500 g de sabão, dissolva em 1 litro de água
quente, adicione 40 ml de óleo mineral aos poucos. Dissolva o
preparado em água morna e, na hora de pulverizar, utilize 100g
da pasta para cada 5 litros de água fria. Repita isto mais 3 vezes, semanalmente.
Abraços
Bom dia sr. Raul sou do Rio Grande do Sul Porto Alegre
Meu pé de plátano começou a descascar no tronco bem próximo do solo o que devo fazer isso é normal? ele tem uns cinco anos
Boa noite Neri,
Algumas doenças fúngicas, como o fungo Phytophthora palmivora, podem causar a descamação da casca do plátano.
Os fungicidas mais eficazes contra o Phytophthora palmivora são o propiconazol, o triflurazipir e o clorotalonil. O fungicida deve ser aplicado na parte afetada da planta. O tratamento deve ser repetido a cada 15 dias, até que a infecção seja controlada.
Abraços
Boa tarde professor Raul.
Tenho varias orquideas em um pergolado embaixo de um jasmim manga enorme que pegou acaros em Florianópolis. Minhas orquedeas também pegaram acaros . Quais as alternativas para terminar com os acaros ? Muito obrigada
Boa noite Vanessa,
O combate dos ácaros pode ser feito pulverizando três vezes, semanalmente, com enxofre ou com calda sulfocálcica. Por causa da reflexão da luz, uma camada fina de casca de arroz, nos vasos, também os inibe.
Abraços
bom dia,
procuro uma muda de plinia edulis de mais o menos 1 m de altura para cultivo em vaso, em São Paulo.
Gostaria saber se tem disponibilidade, preço e se o vaso pode ficar no sol.
Obrigado
Boa tarde Franco,
Não vendemos plantas, mas você pode encontrar a Plinia edulis no Viveiro Ciprest: https://www.ciprest.com.br/frutas-da-mata-atlantica.
Ela é de sol pleno. Saiba mais sobre ela clicando em: http://www.jardimcor.com/catalogo-de-especies/plinia-edulis/
Abraços
Oi querido Raul,
Posso usar qualquer uma dessas três frutíferas, em Campinas/SP, e podá-las para que não passem de 03/04 metros? Assim, seria possível mantê-las em espaços residenciais pequenos?
São elas: 1) – Eugênia involucrata;
2) – Eugênia brasiliensis;
3) – Eugênia leitoni
Muito obrigada!!!
Olá Juliana,
Pode sim, a Eugenia leitonii é um pouco mais alta do que as outras, mas todas aceitam podas para que não ultrapassem os 4 ou 5 metros de altura.
Abraços
Boa tarde! Primeiramente parabéns pelo site, muito elucidativo principalmente a parte de perguntas e respostas. Gostaria de plantar Bambu rente ao muro porque construíram uma casa muito próxima a minha e perdemos a privacidade. A casa vizinha também tem 2 andares e um quarto ficou de frente para o meu, estou em SP. Por favor, qual Bambu não invasivo eu poderia usar? Desde já muito obrigada pela atenção.
Boa tarde Deborah,
Fico muito grato lendo sua mensagem, onde elogia o nosso blog!!!
Pode plantar o bambu-brasil (Bambusa vulgaris vittata), ele alcança 10 metros de altura e não é invasivo.
Abraços
Bom dia . Realizei uma compra no site e ainda não recebi confirmação . existe algum numero que possa conversar com a loja?
Bom dia Guanaira,
Nosso WhatsApp é (11) 5676-1230.
Abraços
Boa Tarde Sr. Raul! Conhecendo hoje sua página e já amando! Tenho um jardim com grama esmeralda e acabei de mandar trocá-las por grama Sao Carlos, pois tenho cachorro e o xixi dela acaba com a grama. Me disseram que a Sao Carlos é mais resistente, é verdade? Como devo cuidar dela pra mantê-la bonita, mesmo com o cachorro passeando por ela rsrs ???
Boa tarde Danuzza,
Sim, a grama são carlos suporta melhor o xixi do seu cachorro, essa urina é constituída de sais solúveis, ureia e outros componentes. Quando é depositada sempre no mesmo lugar causa o amarelamento da grama, já que ela não consegue metabolizar o excesso de ureia. A grama são carlos é mais adequada do que a esmeralda, sendo capaz de absorver a urina e manter a aparência verde e saudável do gramado, especialmente se irrigada, para “lavar” esse pipi.
Regue o gramado pelo menos duas vezes por semana, sempre na parte da manhã,
Fertilize seu gramado na primavera e no verão, usando o fertilizante Dimygrass,
Pode a grama a uma altura de 3 a 5 cm.
Abraços
Muito obrigada! Só mais uma pergunta. Jogo fertilizante 1x no verão e 1x na primavera?
Danuzza,
Agora aplique 30 g por m² do fertilizante Dimygrass e repita o procedimento em fevereiro.
Abraços
Querido Raul. Tudo bem por aí?
Poderia me ajudar com hortênsias em Monte Verde? Estão lindas, como sempre, mas algumas apareceram com uma espécie de ferrugem nas folhas. Sempre acontece nessa época. O que posso passar? Óleo de neen ou calda bordalesa ajudariam? Muito obrigada!
Tudo querida Juliana,
Se são manchas alaranjadas ou marrons nas folhas, seguramente se trata de ferrugem. Pode tratar essa doença aplicando calda bordalesa em três pulverizações semanais, também o vinagre é um fungicida natural eficaz contra a ferrugem, misture 1 xícara de vinagre branco com 4 xícaras de água e alterne as aplicações.
Abraços
Bom dia Raul. Gostaria de saber se o livro de palmeiras será relançado. Obrigada
Bom dia Guanaíra,
Ele é impresso sob demanda. O envio ocorrerá em até 30 dias após a confirmação da compra. Pode fazer sua compra clicando em: https://loja.jardimcor.com/produto/licoes-de-paisagismo-palmeiras/
Abraços
Bom dia Raul. Tudo bem com o senhor? Estou com um pé de romã com muitos frutos só que estão todos doentes. Quanto às pragas, está com infestação de mosca branca.
O que devo fazer para combater as moscas brancas e melhorar a qualidade dos frutos?
Bom dia Coracilda,
Tudo ótimo comigo e com você?
Recomendo o inseticida Lalguard Java, ele demonstra eficiência no combate da mosca-branca, aliado a isso, é inofensivo a seres humanos e apresenta baixo impacto em insetos benéficos, que atuam como inimigos naturais. Diferentemente de pesticidas químicos, o Lalguard Java é inócuo para o meio ambiente e deixa zero resíduo em alimentos.
Abraços
Estou bem graças a Deus.
Obrigada pela resposta.
Você merece, Coracilda!
Raul boa tarde
Comprei uns bambus lindos e grandes. No dia seguinte eles amanheceram com quase todas as folhas manchadas de cores escuras, verde escuro com pintas pretas algumas folhas com manchas amarelas.
Não estou vendo a opção de enviar o anexo da foto aqui.
Como faço pra recuperar o bambu da sorte. Eles ainda não tem raiz, estão na água.
No aguardo
Obrigada
Boa tarde Lourdinha,
Por favor, me envie fotos deles ao meu e-mail: raulcanovaspaisagista@uol.com.br depois de analisar ou lhe responder.
Abraços