Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Flores como armas contra o mosquito da Dengue

Mais uma vez os manejos orgânicos se mostram eficazes. Em lugar de pulverizações com inseticidas nocivos a nossa saúde, agora podemos cultivar a crotalária (Crotalária juncea) uma planta leguminosa, muito tolerante a seca, originaria da Índia. As flores desta espécie – que fixa nitrogênio no solo e inibe nematóides – atraem libélulas, que se alimentam dos ovos do mosquito.

Elas, conhecidas também como lavadeiras, helicóptero, donzelinha ou ziguezague, põem também seus ovos nos mesmos locais que o mosquito da dengue, água parada e limpa. Quando as larvas das libélulas eclodem, comem a larvas do mosquito da dengue, alimentando se também do próprio mosquito Aedes aegypti.

A crotalária, parecida com o feijão, pode ser cultivada em pequenos jardins, alcançando, aproximadamente, 1,80 m de altura, suas flores amarelas são lindas. Entretanto ela não invalida outras medidas de controle, como a eliminação de garrafas plásticas e pneus amontoados, limpeza de terrenos baldios e água acumulada em baldes.

Por enquanto não há estudos científicos que comprovem a redução no número de mosquitos por causa da crotalária, porém as práticas em inúmeras cidades do país indicam que é eficiente no controle dessa praga responsável pelo dengue, chikungunya e o Zika vírus.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

4 Comments

  1. Olá Raul, obrigada pela dica! Vc sabe onde posso encontrar as sementes para comprar?

  2. Interessante, mas onde conseguimos mudas de crotalária?

    • Olá Selma,

      A crotalária deve ser semeada, as sementes são encontradas nas lojas de insumos agrícolas ou pela Internet.

      Abraços

Secured By miniOrange