Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Os benefícios de um bom gramado

Tanto tempo lidando com a classe dos Paisagistas, jardineiros, jardinistas e amantes da Jardinagem, tenho a impressão que algumas informações importantes não chegam  à estas pessoas.

No intuito de colaborar com este Amigo Raul Cânovas, estou colocando algumas informações básicas, de alguns trabalhos publicados por renomados estudiosos de assuntos ligados à área em simpósios no Brasil e em uma linguagem acessível.

Acredito que possamos discutir e opinar sobre os vários assuntos postados, ampliando nossos conhecimentos e horizontes na área.

Parte l

De acordo com a Associação Americana dos produtores de gramas (Turfgrass Producers International, 2002), pesquisas científicas têm documentado os muitos benefícios de um gramado para o meio ambiente. Um gramado bem mantido proporciona um local confortável e seguro para diversão e prática de esportes; Libera oxigênio (cerca de 230 m2  de área gramada libera O2 suficiente para quatro pessoas);refresca o ar e com isto contribui para os esforços de reduzir a tendência de aquecimento global (em um dia quente de verão um gramado apresentará uma temperatura 16,5°C e 7,8°C menor que a de um asfalto e um solo sem vegetação, respectivamente); reduz a emissão de CO2 (absorvem grande quantidade de CO2 para realizar fotossíntese durante o ano todo) atenuando o efeito estufa e controla a poluição do solo (a rizosfera serve com um filtro absorvendo o que passa por ela).

Outro efeito favorável dos gramados para o meio ambiente é o controle da erosão do solo. Os gramados são seis vezes mais efetivos em absorver a água da chuva do que uma lavoura de trigo e quatro vezes mais do que uma lavoura de feno.

A quantidade de sedimentos  perdidos de área gramada são dez vezes menor do que uma área coberta por palha. Além disso,  um gramado bem cuidado pode elevar o preço de um imóvel em até 15%.

Entretanto, para que os gramados desempenhem todos estes benefícios é necessário que ele esteja adequadamente suprido com todos nutrientes minerais essenciais, para que possa ter um bom crescimento e manter a qualidade. Como a maioria dos solos não possui os nutrientes numa quantidade suficiente para atender a demanda  pelas gramas, é necessário aplicá-los, através da adubação, assunto que deixaremos para a próximo post.

Trabalho de Leandro J. Grava de Godoy & Roberto Lyra Villas Bôas

Eng. Agr. Msc. Doutorando em Agronomia & Eng Agr. Dr. Professor – Departamento de Recursos

Naturais / Ciência do Solo- Faculdade de Ciências Agronômicas – Unesp – Faz. Exp. Lageado, s/n, caixa postal 237, cep: 18603-970. legodoy@laser.com.br & rlvboas@fca.unesp.br

luiz.bruno

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. obrigado luiz por postear tan boa informacão, você sabia que regar de pies descalzos o gramado é relajante?. Bom espero la parte 2

    • Sim, sabia!!
      E também relaxar depois do almoço , deitado ou sentado em um gramado embaixo de uma bela sombra.
      Voces já sentiram o perfume do gramado quando aparado? Bom as empresas de aromatizantes de ambientes já sintetizaram o Perfume!!!
      Abraços! Logo virá a Parte 2!!

Secured By miniOrange