Callistemon citrinus
Escova-de-garrafa, calistemo
É difícil definir se é um arbusto ou uma árvore, por isso prefiro classifica-la como arvoreta, especialmente porque a indico para arborizar ruas estreitas sob fiação elétrica, dado seu porte pequeno. Com folhas verdes brilhantes, em formato de lança, soltam um aroma cítrico quando esmagadas, além do mais atraem abelhas, borboletas e beija-flores.
No paisagismo pode ser lembrada em grupos ou isoladamente e até em vasos com capacidade mínima de 80 litros. Vegeta em qualquer tipo de solo, mas evidentemente seu aspecto é melhor quando adubada periodicamente. Tampouco é atacada por pragas ou doenças, o que a torna ideal em espaços públicos onde a manutenção sempre é deficiente.
O Callistemon foi uma das primeiras plantas vindas da Austrália a serem cultivadas na Inglaterra, para onde foi levada, em 1770, por Joseph Banks.
- Sinônimos estrangeiros: Common red, crimson, lemon bottlebrush, (em inglês); limpiatubos, (em espanhol); rince-bouteille, plante goupillon, (em francês); ruby zylinderputzer, (em alemão).
- Família: Myrtaceae.
- Características: Arvoreta de pequeno porte.
- Porte: 4,00 a 6,00 m,.
- Fenologia: Ano todo.
- Cor da flor: Vermelha.
- Cor da folhagem: Verde médio.
- Origem: Leste da Austrália.
- Clima: Subtropical/temperado/tropical.
- Luminosidade: Sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Vim pesquisar, encontrei uma na praça do meu bairro. Serra ES. Ela é pequena, mede uns 3m e está com poucas flores e sementes espassas. Acredito que precisa adubar. O entorno é calçada e asfalto. Acredito que seja a citrinus, tem um odor maravilhoso.
Como diferencio Callistemon citrinus e Callistemon viminalis ?
Luis,
O Callistemon citrinus tem os ramos eretos, já no C. viminalis esses ramos são pendentes.
Abraços
Olá Denise,
Sim, deve ser o Callistemon citrinus.
Abraços
Muito lindo, texto super completo e bem explicado.
Muito obrigado pelo comentário elogioso, Carla!
Abraços