Clerodendrum bungei
clerodendro-da-china, flor-da-glória, hortênsia-mexicana

Foto de Photographed by David A.Mac Manus (Dmacmanus at en.wikipedia), Public domain, via Wikimedia Commons
Um arbusto moderadamente ramificado, com grandes folhas serrilhadas com cheiro não muito agradável, mas suas flores róseas são perfumadas e atraem beija-flores e borboletas. É bastante expansiva, com suas raízes que se alastram, tomando conta dos espaços próximos.
Pode ser pensado para renques ou conjuntos e também em vasos grandes, sempre em solo permeável, já que não tolera encharcamento, suportando bem longas estiagens e adequado em regiões litorâneas. Recomendo uma poda no final do inverno, para estimular novas brotações que lhe proporcionarão uma silhueta mais densa e uma floração intensa, assim como uma adubação com farinha de ossos e o fertilizante Forth Flores.

Foto de Hazem zein alabdin, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons
O arbusto foi descoberto em 1831 pelo botânico russo Alexander von Bunge (1803 –1890) em Pequim, durante uma longa expedição científica no leste da Ásia . Dois anos depois, ele a descreveu como C. foetidum pelo cheiro forte de suas folhas. Como esse nome já havia sido ocupado por outra espécie , o botânico e médico alemão Ernst Gottlieb von Steudel (1783 —1856) o renomeou C. bungei em 1840. O nome do gênero é composto de palavras gregas que significam “acaso” e “árvore”. enquanto o epíteto específico homenageia Alexander von Bunge.

Foto de Julio Ricardo Buratti, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons
A propagação é feitas por estacas na primavera, colocadas na água ou no solo.
- Sinônimos estrangeiros: rose glory bower, glory flower, mexican hydrangea (em inglês); clerodendro chino, hediondilla, (em espanhol); clerodendro di Bunge, (em italiano); Bunge’s losbaum, ruhmesblume, chinesischer losbaum, (em alemão); clérodendron de Bunge, arbre du clergé, clérodendron fétide, (em francês).
- Família: Lamiaceae.
- Características: arbusto decíduo.
- Porte: 1 a 2 de altura.
- Fenologia: final da primavera até o início do inverno.
- Cor da flor: rosa.
- Cor da folhagem: verde-escura.
- Origem: China, Taiwan, Vietnã e norte da Índia.
- Clima: subtropical/tropical. É tolerante ao frio.
- Luminosidade: sol pleno ou meia sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.