Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Cocoloba uvifera

uva-da-praia, uva-do-mar, cocoloba

É uma árvore com tronco curto e folhas grandes, arredondadas e coriáceas, com até 25 cm de diâmetro, possuem nervuras rosadas, ficando avermelhadas à medida que envelhecem. Suas flores pequenas são de cor creme e ficam reunidas em grupos racemosos e pendentes com um comprimento entre 10 a 25 cm.

A Cocoloba quando adulta produz, no final do verão, cachos de pequenos frutos verdes e  roxos quando maduros, em grupos de 40 a 50 por penca, que são similares às uvas, por isto é que o nome comum é  uva-da-praia. Esses frutos são pequenas bagas, com aproximadamente 2 cm de diâmetro, carnudos e suculentos, com gosto doce e um forte perfume.  A polpa é usada na confecção de doces, geleias e sobremesas, assim como também em bebidas nos países do Caribe.

É uma espécie que aprecia o sal do mar e os ventos, possibilitando seu uso para cercas ou renques protetores e para consolidar dunas e ribanceiras na areia pura, que auxiliam na redução da erosão. É uma planta pioneira, ideal para restaurar florestas costeiras, onde o pH está em torno do neutro.

As sementes devem ser plantadas imediatamente, pois, ao contrário da maioria das plantas, elas não podem suportar serem armazenadas por muito tempo. As mudas começam a frutificar quando alcançam entre seis e oito anos de idade.

Ela é uma espécie dioica , isto é, as flores masculinas e femininas são criadas em plantas separadas, e a polinização cruzada é necessária para o desenvolvimento dos frutos. As abelhas e outros insetos ajudam a polinizar estas plantas.

A espécie foi utilizada por primeira vez, paisagisticamente, por Roberto Burle Marx no aterro do Flamengo e tem um perfil cenográfico ímpar.

  • Sinônimos estrangeiros: icaco, papaturro (em El Salvador); guiabara, uva de la caleta (em Cuba); kino americano, kino de jamaica​, niiché, uva de playa, uvero de playa, uvita playera (em espanhol); seagrape, baygrape (em inglês); raisin bord-de-mer (em francês).
  • Família: Polygonaceae .
  • Características: arvore com copa larga.
  • Porte: 3 a 6 m.
  • Fenologia: principalmente na primavera e início do verão.
  • Cor da flor: creme esverdeado.
  • Cor da folhagem: verde-clara.
  • Origem: México, América Central, norte da América do Sul, incluindo o Brasil até a região sudeste e Caribe.
  • Clima: Tropical (não tolera frio ou geadas).
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

13 Comments

  1. Plantei um pé de uva que vira uma árvore com o troco meio peludo,com folhas grandes é aredondadas sua folhas sao como veias cheias de riscos vermelhos,sera que é uva pois até agora nao nasceu nada nem flores.

  2. Plantei um pé de uva nasceu uma árvore com o troco meio peludo,folhas arredondadas,e só cresce nao dá nenhum fruto,tem pé de uva que vira uma árvore ou nao.

    • Ideval,

      As folhas da parreira são as que mostra esta imagem adjunta. Talvez seja uma Cocoloba a muda plantada.

      A videira, quando adulta, transforma-se em árvore.

      Abraços

  3. ola estou encantada com essa maravilhosa especie e louca pra prova la moro em curitiba sera que ela vingaria aqui ja nao temos frio como antes gostaria de tentar aonde encontro mudas apesar que tenho plantado varias especies de outras regioes de sementes e a maioria se adaptou gostaria de ter mudas pq elas prescisam de polinizaçao cruzada como saber qual e macho e femea?

    • Olá Edileuza,

      Realmente é encantadora. Entretanto Curitiba tem um inverno muito frio para a cocoloba, mas pode tentar seu cultivo, quem sabe se adapte as temperaturas baixas da sua cidade.

      Para obter mudas é melhor falar com Adelaide: Telefone: (21) 2410-2020.

      Abraços

  4. Onde comprar a planta uva da praia?

    • Katia,

      Se você mora no Rio de Janeiro, pode compra-la no Sítio Raízes Paisagismo: Estr. Teodoreto de Camargo, 123 – Guaratiba – Telefone: (21) 2410-2020.

      Abraços

  5. Boa tarde. Gostaria de saber se a cocoloba pode produzir aqui na minha região, clima tropical, mas não tem mar, em solo ou em vaso.

    • Boa tarde Dalmo,

      Não imagino qual é a região onde você mora, mas se o clima é tropical pode ser cultivada.

      No solo desenvolve mais e melhor.

      Abraços

  6. Não conheço esta árvore ao vivo rsrsrs,vi aqui deve ser belíssima,gostaria de adquirir muda para plantar na minha calçada,como fazer

    • Iracy,

      Você pode comprar a Cocoloba uvifera na Fazenda Citra, na Rodovia Limeira-Piracicaba, Km 117 – Jardim Sen. Vergueiro, Limeira, com Luis Bacher, telefone: (19) 3451-1221.

      Abraços

  7. Linda planta…frutos saborososde textura úmida,e ao mesmo tempo aerada,solta.

    • Grato pelo comentário, Oduvaldo!