Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Cocoloba uvifera

uva-da-praia, uva-do-mar, cocoloba

É uma árvore com tronco curto e folhas grandes, arredondadas e coriáceas, com até 25 cm de diâmetro, possuem nervuras rosadas, ficando avermelhadas à medida que envelhecem. Suas flores pequenas são de cor creme e ficam reunidas em grupos racemosos e pendentes com um comprimento entre 10 a 25 cm.

A Cocoloba quando adulta produz, no final do verão, cachos de pequenos frutos verdes e  roxos quando maduros, em grupos de 40 a 50 por penca, que são similares às uvas, por isto é que o nome comum é  uva-da-praia. Esses frutos são pequenas bagas, com aproximadamente 2 cm de diâmetro, carnudos e suculentos, com gosto doce e um forte perfume.  A polpa é usada na confecção de doces, geleias e sobremesas, assim como também em bebidas nos países do Caribe.

É uma espécie que aprecia o sal do mar e os ventos, possibilitando seu uso para cercas ou renques protetores e para consolidar dunas e ribanceiras na areia pura, que auxiliam na redução da erosão. É uma planta pioneira, ideal para restaurar florestas costeiras, onde o pH está em torno do neutro.

As sementes devem ser plantadas imediatamente, pois, ao contrário da maioria das plantas, elas não podem suportar serem armazenadas por muito tempo. As mudas começam a frutificar quando alcançam entre seis e oito anos de idade.

Ela é uma espécie dioica , isto é, as flores masculinas e femininas são criadas em plantas separadas, e a polinização cruzada é necessária para o desenvolvimento dos frutos. As abelhas e outros insetos ajudam a polinizar estas plantas.

A espécie foi utilizada por primeira vez, paisagisticamente, por Roberto Burle Marx no aterro do Flamengo e tem um perfil cenográfico ímpar.

  • Sinônimos estrangeiros: icaco, papaturro (em El Salvador); guiabara, uva de la caleta (em Cuba); kino americano, kino de jamaica​, niiché, uva de playa, uvero de playa, uvita playera (em espanhol); seagrape, baygrape (em inglês); raisin bord-de-mer (em francês).
  • Família: Polygonaceae .
  • Características: arvore com copa larga.
  • Porte: 3 a 6 m.
  • Fenologia: principalmente na primavera e início do verão.
  • Cor da flor: creme esverdeado.
  • Cor da folhagem: verde-clara.
  • Origem: México, América Central, norte da América do Sul, incluindo o Brasil até a região sudeste e Caribe.
  • Clima: Tropical (não tolera frio ou geadas).
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

6 Comments

  1. Boa tarde. Gostaria de saber se a cocoloba pode produzir aqui na minha região, clima tropical, mas não tem mar, em solo ou em vaso.

    • Boa tarde Dalmo,

      Não imagino qual é a região onde você mora, mas se o clima é tropical pode ser cultivada.

      No solo desenvolve mais e melhor.

      Abraços

  2. Não conheço esta árvore ao vivo rsrsrs,vi aqui deve ser belíssima,gostaria de adquirir muda para plantar na minha calçada,como fazer

    • Iracy,

      Você pode comprar a Cocoloba uvifera na Fazenda Citra, na Rodovia Limeira-Piracicaba, Km 117 – Jardim Sen. Vergueiro, Limeira, com Luis Bacher, telefone: (19) 3451-1221.

      Abraços

  3. Linda planta…frutos saborososde textura úmida,e ao mesmo tempo aerada,solta.

    • Grato pelo comentário, Oduvaldo!