Congea tomentosa
congéia, côngea
De grande porte e de crescimento pendente esta trepadeira solta uma florada espetacular, ao ponto de ocultar quase totalmente a folhagem. Pode ser usada para cobrir muros, cercas, grades, caramanchões e pérgolas, assim como também de forma arbustiva. As podas, depois da floração, seguram um pouco o crescimento desmedido da planta.
A congéia foi introduzida no Brasil na década de 1970 por Roberto Burle Marx. Nessa época não era vista fora do Rio de Janeiro, até que na década seguinte me animei e a usei em um projeto no bairro de Pinheiros, perto da Praça Panamericana, em São Paulo, com muito sucesso. Hoje é bastante comum na região sudeste do país, onde se aclimatou suportando as temperaturas mais frias do inverno.
- Sinônimos estrangeiros: lavander-wreath, pink orchid shower vine, shower orchid, woolly congea, (em inglês); kangi, (em Índia); rong bao teng, (em Chinês); lluvia de orquídeas, terciopelo, congea lanudo, orquídea de ducha, (em espanhol); pluie d’orchidées, (em francês); kra-sai-kui, krua, (em tailandês); lâm nhung lông, (em vietnamita); hmwe-zok, magwi-hkyi-ru, nwe-zat, pa-onza, thamaga, thamaga-nwe, (em Mianmar).
- Família: Lamiaceae.
- Características: Trepadeira lenhosa e ramificada.
- Porte: Ramos com mais de 6 metros, formando uma silhueta densa .
- Fenologia: Fim do inverno e primavera.
- Cor da flor: Rosa arroxeada.
- Cor da folhagem: Verde claro.
- Origem: Índia, Tailândia, Vietnã, Mianmar, Laos, Bangladesh, Camboja, China (Yunnan) e Malásia.
- Clima: Tropical / subtropical.
- Luminosidade: Sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Bom dia Raul! Sou de Brasília/DF e gostaria de saber se uma Congea tomentosa pode ser plantada em um jardim sobre laje. Suas raízes são vigorosas a ponto de atravessar o concreto e causar danos e/ou infiltrações?
Oi Anna,
Acabei de responder sua pergunta no “Pergunte ao Raul”
Abraços
Boa noite. É possível cultiva-la em vaso?
É possível cultiva-la em vaso?
Possível é, Wanda, mas a planta é muito expansiva, portanto não recomendo ser cultivada em vasos.
Abraços