Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Cordia alliodora

louro-amarelo, freijo, freijó-branco, pau-de-leque, louro-da-mata, capororoca, joão-mole, canalete, pau-cachorro, urua, uruazeiro, chá-de-bugre, pau-de-junta, pau-de-colher

Foto de Alejandro Bayer Tamayo from Armenia, Colombia, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Sua copa é ampla e ramificada, com folhas simples, alternas e ovaladas. As flores tubulares e pequenas têm uma fragrância agradável e penetrante, estão dispostas em panículas terminais e são melíferas, atraindo abelhas e os frutos são drupas globosas, pequenas, de cor verde-amarelada quando maduras.

Foto de Alejandro Bayer Tamayo from Armenia, Colombia, CC BY-SA 2.0, via Wikimedia Commons

Esta árvore é valorizada por sua madeira de alta qualidade, que é durável e resistente ao ataque de insetos e fungos. A madeira é usada na fabricação de móveis, construção civil, instrumentos musicais e artigos de artesanato. Além disso, várias partes da planta são usadas na medicina tradicional para tratar uma variedade de condições, como inflamações, problemas respiratórios e febres.

O nome do gênero é uma homenagem ao médico e botânico alemão Euricius Cordus (1486 – 1535) e a seu filho Valerius Cordus (1515 – 1544); o epíteto específico alliodora é devido ao fato da casca recente e as folhas ter odor de alho.

Foto de Dick Culbert from Gibsons, B.C., Canada, CC BY 2.0, via Wikimedia Commons

Pode ser propagada por sementes ou por estacas. As sementes podem ser colhidas de frutos maduros e devem ser limpas, secas e armazenadas em local fresco e seco antes de serem semeadas. Elas podem ser semeadas diretamente no solo ou em recipientes de sementeira. As mudas geralmente emergem dentro de algumas semanas. Esta é uma maneira comum de propagar a espécie, especialmente em programas de reflorestamento. A propagação por estacas é outra opção para reproduzir Cordia alliodora e devem ter cerca de 20-30 centímetros de comprimento podem ser cortadas de árvores maduras e saudáveis. As estacas são então plantadas em um substrato adequado, mantidas úmidas e protegidas da luz solar direta até que enraízem. Esse método geralmente leva mais tempo do que a propagação por sementes, mas pode ser mais confiável em termos de manter as características genéticas da árvore mãe.

  • Sinônimos estrangeiros: spanish elm, geiger tree, salmwood, cordia, allspice, princesswood, (em inglês); picana blanca, laurel, varía colorada, laurel macho, laurel blanco, nogal cafetero, solerillo, capá prieto, capá de sabana, pardillo, (em espanhol); laurier noir, laurier blanc, bois d’Inde, bois de rose, bois de citron, bois de cannelle, (em francês); amerikanisches lorbeerholz, schwarzholz, weißholz, spanisches, (em alemão); lauro nero, lauro bianco, legno di rosa, legno di cedro, mogano spagnolo, (em italiano); lán lǐ mù, (em chinês); aogiri, (em japonês).
  • Família: Boraginaceae.
  • Características: árvore perene, com madeira de elevado valor econômico.
  • Porte: de 15 até 35 metros de altura.
  • Fenologia: de maio ate setembro.
  • Cor da flor: branca amarelada.
  • Cor da folhagem: verde-escuro brilhante.
  • Origem: desde México, Brasil, norte da Argentina.
  • Clima: tropical/subtropical.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange