Crassula ovata
bálsamo-de-jardim, planta-jade, planta-de-jade, árvore-da-amizade, árvore-do-dinheiro
Ela é muito fácil de cuidar, só precisa de algumas horas de sol e regas semanais moderadas, o ideal é deixar o solo bem enxuto antes de cada rega e um substrato arenoso para desenvolver bem. É interessante observar que a palavra crassula, provem do latim crassus, que podemos traduzir como: espesso, grosso, gordo, referindo-se à natureza carnosa do gênero. Não suporta geadas, mas tolera o frio do inverno, época em que não deve ser regada nem adubada, especialmente aqueles adubos que podem fermentar. Igualmente suporta ventos e maresia.
A jade tem uma aparência semelhante a de um bonsai com tronco e galhos espessos, sendo muito adequada para ser cultivada em vasos. As folhas são do tipo oval consistente, de cor verde escuro brilhante e geralmente com a borda externa de cor avermelhado. Elas podem gerar flores brancas ou rosas, em forma de estrela, com um aroma doce, que atraem abelhas, vespas, moscas, besouros e borboletas.
Algumas tribos africanas ralam suas raízes, que as cozinham e depois as comem misturadas com leite. As folhas também são aproveitadas medicinalmente, fervidas no leite como remédio para diarreia e usadas no tratamento de epilepsia e como purgativo.
No Extremo Oriente, na Alemanha e nos EUA, é tradicionalmente cultivada em vasos de porcelana quadrada com pés de leão para proporcionar boa sorte financeira.
- Sinônimos estrangeiros: friendship, kerky bush, jade plant, pink joy, (em inglês); beestebul, kerkij, kerky, plakkies (na África); árbol de jade, planta del dinero, (em espanhol)
- Família: Crassulaceae.
- Características: Suculenta.
- Porte: 0,60 a 1,70 cm.
- Fenologia: Final do inverno e primavera.
- Cor da flor: Brancas e róseas..
- Cor da folhagem: Verde brilhante com bordas avermelhadas.
- Origem: África do Sul e Moçambique.
- Clima: Semi-árido, Subtropical, Tropical
- Luminosidade: Sol pleno, meia sombra.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.