Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Cycas revoluta

cica, sagu, palmeira-sagu

Esta espécie, erroneamente confundida com as palmeiras, alimenta os modismos de tempos em tempos. Na segunda metade do século XIX começou a ser plantada, no Brasil, como peça central nos canteiros geométricos e suas folhas eram usadas nas coroas fúnebres e nas ornamentações das igrejas. Atualmente, dela, é extraído um amido, chamado de sagu, usado na alimentação, mas atenção é extremamente venenosa se ingerida sem processá-la , devendo tomar cuidado com animais domésticos que podem encontrar nela um sabor palatável; os sintomas clínicos aparecem depois de 12 horas, e podem incluir vômitos, diarreia, fraqueza, convulsões e cirrose hepática. Apesar disto é uma das peças mais comuns nos jardins.

A Cycas revoluta é uma planta dioica, isto é, cada indivíduo só tem órgãos masculinos ou femininos; as masculinas formam cones cilíndricos carregados de pólen e as femininas grupos de megásporos marrons, que produzem sementes vermelhas, semelhantes a nozes. Com 200 milhões de anos é chamada de fóssil vivo e sofreram poucas mudanças desde que surgiram no planeta. Curiosamente um Encephalartos altensteinii, cultivado dentro de uma estufa no Royal Botanic Garden, em Kew, Inglaterra e parente muito próximo dela é, seguramente, a planta cultivada desse modo mais antiga do mundo; está lá desde 1770 quando foi trazida de África do Sul.

Vários fatores malogram o desenvolvimento da cica, por exemplo:

  • Excesso de regas. As folhas não devem ser molhadas com água tratada, por causa do cloro.
  • Solo muito compacto que impede uma boa drenagem. É aconselhável adicionar areia para tornar a terra mais porosa.
  • Pontos brancos ou amarelados nas folhas, escamas ceráceas ou cotonosas , teias finas, são causados por Cochonilhas, ácaros ou fungos (Alternaria ou Cercospora). Este é um dos problemas mais frequentes, normalmente ocasionado por excesso de regas, combinada com sombra em demasia e drenagem deficiente; nesse casos o combate com óleo de neem, resolve os dois primeiros e os fungos são controlados polvilhando cinzas.
  • Muita sombra. A planta deve receber mais luminosidade natural.
  • Preferem clima seco. A umidade em excesso tem que ser evitada. Devendo ser regadas com mais frequência na época em que novas folhas aparecem.
  • Queimaduras nas folhas surgem quando foi cultivada em viveiro sombreado ou em ambientes internos e a colocamos, repentinamente, sob sol pleno, ou quando são aplicados, sob sol intenso, defensivos ou adubos foliar.
  • Folhas novas retorcidas e velhas com pontos brancos e pretos. A causa é o ataque de vírus (mosaico). Não existe cura, para isto, a não ser evitar vetores como pulgões, mosca-branca e trips.
  • Manchas amarelas e extremidades das folhas secas. Falta de potássio (o K do NPK). Cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura ou cloreto de potássio suprem a deficiência.
  • Folhas jovens e brotações novas amarelando, evidenciam uso de fertilizantes errados ou mal aplicados. É preferível o uso de fertilizantes de liberação controlada.
  • Brotações retorcidas, indicam falta de luz natural.
  • Escamas pulverulentas caindo do tronco, são causadas pelo ataque de cupins. A aplicação de inseticidas alternativos, como o Metarril M103 + boveril B102, da Itaforte, controlam o problema.

Sinônimos estrangeiros: king sago, sago cycad, japanese sago palm, (em inglês); cycas du Japon, (em francês); cycas, (em italiano); cica, palma de iglesia, falsa palmera, (em espanhol).
Família: Cycadaceae.
Características: arbusto semi-lenhoso, com tronco grosso, podendo ramificar várias vezes, produzindo assim múltiplas cabeças.
Porte: 1,50 a 2,50 metros de altura, excepcionalmente alcança até 7 metros aos 80 anos de vida.
Fenologia: primavera.
Cor da flor: marrom.
Cor da folhagem: verde escuro.
Origem: Província de Fujian, no sudeste da China e nas Ilhas Ryukyu, pertencentes ao Japão e localizadas ao sul desse país.
Clima: subtropical/temperado (suporta frio, mas não geadas).
Luminosidade: sol pleno, meia-sombra. Sempre em áreas ventiladas,onde a umidade ambiente é maior, nunca em ambientes internos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

278 Comments

  1. Bom dia, Sr. Raúl a minha planta está com uma enorme flor redonda no centro. Será que a seguir vêm folhas ou ela morre tal como as bananeiras.
    Obrigada.

    • Bom dia Irene,

      Essa flor deve ser da planta feminina. A Cycas não morre por causa dela, as folhas aparecerão logo.

      Abraços

  2. Olá Raul, bom dia . Tudo bem ?
    Então, tenho uma cyca em casa , porém em Dezembro/2020 ela começou amarelar todas as folhas e apareceram vários pontos brancos e amarelos em todas as folhas. Depois podei todas e já estamos em junho e não nasceu mais nenhuma folha :( . Me ajuda por favor , eu quase tirei ela do vaso hoje mas ainda tenho esperança de que ela vai brigar. Me indicaram um fertilizante, já comprei mas ainda não apliquei .

    • Olá Tatiana,

      Esses pontos brancos e amarelos nas folhas, são causados por cochonilhas. Este é um dos problemas mais frequentes, normalmente ocasionado por excesso de regas, combinada com sombra em demasia e drenagem deficiente; nesse casos o combate é feito com óleo de neem.

      Mas em esta época de frio dificilmente a Cycas soltará folhas. Para aduba-la espere o mês de setembro.

      Abraços

  3. Boa tarde tudo bem estou como uma coca que estava demorando muito para abrir daí fui olhar estava cheia de pragas parecia pulgões nas folhas fiz uma poda radical cortei até às sementes pois ela é fêmea e no meio parecia umas folhas querendo se levantar mas ainda amarelas e ela não abriu mais folhas novas faz tempo que está assim

    • Olha a foto

    • Bom dia Geice,

      Nesta época de temperaturas baixas a brotação pode demorar um pouco. Faça uma adubação orgânica, usando 500 gramas de torta de algodão e 1 kg de borra de café.

      Abraços

  4. Boa tarde sr Raul. Gostaria de saber, se possível, se as raízes da cica
    danificam muros e terreiro/azulejos.
    Muito obrigado.

    • Boa tarde Ana,

      A Cycas revoluta possui raízes adventícias de limitado comprimento, talvez 70 centímetros de diâmetro, portanto não há de que se preocupar.

      Abraços

  5. Tenho uma cuca e apareceram nas folhas essas bolinhas, assim como na foto e gostaria de saber o que é e se tem como tratar.

    • Janiele,

      Sua Cycas foi infestada por cochonilhas de carapaça. Faça três pulverizações, semanais, usando 1% de óleo emulsionável diluído em água. A operação deve ser realizada nos finais de tarde, para evitar a queimadura das folhas.

      Abraços

  6. Boa noite Raul minha Cica o tronco está muito escuro …

    • Bom dia Marlene,

      Isto pode ser um sintoma de ataque de algum fungo, talvez aquele conhecido como podridão cinzenta do caule. É caracterizada pelo cheiro desagradável e por uma aparência melada no tronco de sua Cycas.

      Suspenda as regas e polvilhe 5 kg de carvão bem moído junto com 500 g de calcário dolomítico, em volta do tronco e revolva em uma profundidade de 10 centímetros para que esta mistura penetre melhor. Também pulverize o tronco três vezes, quinzenalmente, com Forth Cobre.

      Abraços

  7. Boa noite Sr Raul, o fiz um comentário aqui sobre minha cyca, e o senhor me recomendou comprar o Forth cote da fórmula 18 05 09, mais eu não encontrei na minha cidade, o único que encontrei foi da fórmula 15 09 12 e eu queria saber se funciona do mesmo jeito da qual o Sr me indicou ?

    • Bom dia Gabriel,

      A fórmula é muito parecida, claro que a que recomendei seria melhor, mas pode usar a 15 09 12. Ela também será eficaz!

      Abraços

  8. Boa tarde, qual o tamanho da raiz de uma planta dessas com o “tronco” com uns 80 cm?

    • Boa tarde Glaucio,

      A Cycas revoluta possui raízes adventícias de limitado comprimento, talvez 70 centímetros de diâmetro.

      Abraços

  9. Estar 2 meses assim e não deu sinal de crescimento.

  10. Boa tarde Sr Raul, eu cortei as folhas da minha cyca, mais já tem uns 2 meses e ela não cresceu ainda e nem deu sinal de crescimento, você poderia me ajudar ?

    • Bom dia Gabriel,

      Nos próximos meses estaremos atravessando um período de frio, portanto não espere um desenvolvimento acentuado até outubro.

      Para incentivar o aparecimento de novas folhas, adube usando o fertilizante Forth Cote na fórmula 18-05-09, a cada 5 meses. Ele é de liberação controlada e seu efeito é lento.

      Abraços