Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Cycas revoluta

cica, sagu, palmeira-sagu

Esta espécie, erroneamente confundida com as palmeiras, alimenta os modismos de tempos em tempos. Na segunda metade do século XIX começou a ser plantada, no Brasil, como peça central nos canteiros geométricos e suas folhas eram usadas nas coroas fúnebres e nas ornamentações das igrejas. Atualmente, dela, é extraído um amido, chamado de sagu, usado na alimentação, mas atenção é extremamente venenosa se ingerida sem processá-la , devendo tomar cuidado com animais domésticos que podem encontrar nela um sabor palatável; os sintomas clínicos aparecem depois de 12 horas, e podem incluir vômitos, diarreia, fraqueza, convulsões e cirrose hepática. Apesar disto é uma das peças mais comuns nos jardins.

A Cycas revoluta é uma planta dioica, isto é, cada indivíduo só tem órgãos masculinos ou femininos; as masculinas formam cones cilíndricos carregados de pólen e as femininas grupos de megásporos marrons, que produzem sementes vermelhas, semelhantes a nozes. Com 200 milhões de anos é chamada de fóssil vivo e sofreram poucas mudanças desde que surgiram no planeta. Curiosamente um Encephalartos altensteinii, cultivado dentro de uma estufa no Royal Botanic Garden, em Kew, Inglaterra e parente muito próximo dela é, seguramente, a planta cultivada desse modo mais antiga do mundo; está lá desde 1770 quando foi trazida de África do Sul.

Vários fatores malogram o desenvolvimento da cica, por exemplo:

  • Excesso de regas. As folhas não devem ser molhadas com água tratada, por causa do cloro.
  • Solo muito compacto que impede uma boa drenagem. É aconselhável adicionar areia para tornar a terra mais porosa.
  • Pontos brancos ou amarelados nas folhas, escamas ceráceas ou cotonosas , teias finas, são causados por Cochonilhas, ácaros ou fungos (Alternaria ou Cercospora). Este é um dos problemas mais frequentes, normalmente ocasionado por excesso de regas, combinada com sombra em demasia e drenagem deficiente; nesse casos o combate com óleo de neem, resolve os dois primeiros e os fungos são controlados polvilhando cinzas.
  • Muita sombra. A planta deve receber mais luminosidade natural.
  • Preferem clima seco. A umidade em excesso tem que ser evitada. Devendo ser regadas com mais frequência na época em que novas folhas aparecem.
  • Queimaduras nas folhas surgem quando foi cultivada em viveiro sombreado ou em ambientes internos e a colocamos, repentinamente, sob sol pleno, ou quando são aplicados, sob sol intenso, defensivos ou adubos foliar.
  • Folhas novas retorcidas e velhas com pontos brancos e pretos. A causa é o ataque de vírus (mosaico). Não existe cura, para isto, a não ser evitar vetores como pulgões, mosca-branca e trips.
  • Manchas amarelas e extremidades das folhas secas. Falta de potássio (o K do NPK). Cinzas de lenha, livres de sal e/ou gordura ou cloreto de potássio suprem a deficiência.
  • Folhas jovens e brotações novas amarelando, evidenciam uso de fertilizantes errados ou mal aplicados. É preferível o uso de fertilizantes de liberação controlada.
  • Brotações retorcidas, indicam falta de luz natural.
  • Escamas pulverulentas caindo do tronco, são causadas pelo ataque de cupins. A aplicação de inseticidas alternativos, como o Metarril M103 + boveril B102, da Itaforte, controlam o problema.

Sinônimos estrangeiros: king sago, sago cycad, japanese sago palm, (em inglês); cycas du Japon, (em francês); cycas, (em italiano); cica, palma de iglesia, falsa palmera, (em espanhol).
Família: Cycadaceae.
Características: arbusto semi-lenhoso, com tronco grosso, podendo ramificar várias vezes, produzindo assim múltiplas cabeças.
Porte: 1,50 a 2,50 metros de altura, excepcionalmente alcança até 7 metros aos 80 anos de vida.
Fenologia: primavera.
Cor da flor: marrom.
Cor da folhagem: verde escuro.
Origem: Província de Fujian, no sudeste da China e nas Ilhas Ryukyu, pertencentes ao Japão e localizadas ao sul desse país.
Clima: subtropical/temperado (suporta frio, mas não geadas).
Luminosidade: sol pleno, meia-sombra. Sempre em áreas ventiladas,onde a umidade ambiente é maior, nunca em ambientes internos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

355 Comments

  1. Saudasões, Mestre, sou Newton Furtuoso da Silva moro em Congonhas MG, tenho 02 cicas plantadas na porta da minha residência , ultimamente apareceram várias bolinhas amarelas e e folhas amareladas gostaria de saber se isso e uma praga controlável,

    • Bom dia Newton,

      Essas bolinhas amarelas podem ser cochonilhas, que sugam a seiva deixando as folhas amareladas.

      Pulverize com Forth Defende, ele é a base de óleo de neem, portanto orgânico, também polvilhe no solo onde estão plantadas, carvão vegetal bem picadinho, junto com pitadas de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura, isto é muito eficaz.

      Abraços

  2. Bom dia, Sr. Raul. Não consigo decidir sobre a rega. Uma vez a cada duas semanas eu despejo adubo e despejo 0,5 litro agua. O diâmetro do vaso é de 40 cm. O que você diz, certo? Agora o solo está seco de cima, quando cavo com o dedo está um poco fresco. Muito Obrigado.

    • Bom dia Pavlo,

      Você deve regar de modo a manter o solo do vaso levemente úmido, não encharcado. A adubação pode ser feita usando esterco de boi, a cada 6 meses, isto é suficiente para o bom desenvolvimento da Cycas.

      Abraços

  3. Bim dia, Sr. Raul. Não consigo decidir sobre a rega. Uma vez a cada duas semanas eu despejo adubo e despejo 0,5 litro agua. O diâmetro do vaso é de 40 cm. O que você diz, certo? Agora o colo está seco de cima, quando cavo com o dedo está um poco fresco. Muito Obrigado.

  4. Muito obrigado por suas respostas. Eu leio seu site todos os dias. Preciso da sua ajuda … Quando comprei a planta, ela tinha dois níveis de folhas, as inferiores eram amareladas e com pontos amarelos, e as de baixo eram pontos pretos.Com o que está conectado? Cortei essas folhas. As folhas restantes têm apenas pontões amarelos. O que você tem a dizer sobre isso? Obrigada.

    • Pavlo,

      Talvez sejam cochonilhas as causantes desses pontos amarelos. Faça pulverizações com óleo de neem, ele é eficiente neste caso.

      Abraços

      • O spray deve ser aplicado nas folhas ou no solo? E em que quantidade? Obrigado.

        • Pavlo,

          Nas folhas, cobrindo-as totalmente. Sempre no final de tarde.

          Abraços

          • Eu sou muito grato a você. E quantos dias fazer esse procedimento?
            Os pontos desaparecerão nessas folhas ou apenas os novos ficarão limpos? Obrigado e desculpe pelo incomodo.

            • Oi Pavlo,

              São três pulverizações, semanais. Mas os pontos amarelos continuarão, apenas não surgirão novos pontos.

              Abraços

  5. Boa noite. Preciso de ajuda…
    Comprei a minha planta ontem é ela esta com pontos amarelos.
    Que eu deveria fazer?
    Muito obrigado.

    • Foto

    • Boa noite Pavlo,

      Acredito, pelo que escreveu em outro comentário, que já espalhou cinzas de lenha no solo. Isto é muito bom!

      Não molhe as folhas ao regar e faça uma adubação com esterco curtido de gado.

      Abraços

  6. Bom dia.
    Tenho uma cica que apresenta uma espécie de seiva ou gosma
    saindo do tronco. Em várias folhas especificamente no meio as folhas vão ficando amarelas,depois secam e caem, ficando todas com falhas nas folhagens. Seria algum tipo de fungo radicular? Algum tratamento específico?

    • Boa tarde Alex,

      É uma doença causada por bactérias, conhecida como gomose. Ela acontece depois das bactérias atacarem a Cycas e elas devem ser combatidas. O controle e feito com calda bordalesa. Pode pulverizar a ferida, uma vez por mês, até que a situação volte ao normal. Também pode aplicar um unguento na ferida, feito com uma solução de argila verde à qual terá adicionado a calda bordalesa e por fim espalhe-a com o pincel, na exsudação. Repita o procedimento mensalmente por 6 vezes.

      Abraços

      • Muito obrigado Sr Raul. Havia pesquisado pelo problema em vários locais e ninguém soube me explicar o que poderia ser. Estou com 3 plantas na mesma situação. Amanhã mesmo já vou começar o tratamento. Assim que possível volto pra dar um feedback. Muito obrigado mesmo.

        • Você merece, Alex!
          Sucesso!!!

          Abraços

  7. Caro Sr. Raul, tenho duas Cyca Revoluta que estão com folhas secas e as partes verdes tem manchas amarelas. O que pode ser e qual o tratamento?

    • Olá Marco Túlio,

      Esses pontos amarelados nas folhas, são causados por cochonilhas, ácaros ou fungos. Este é um dos problemas mais frequentes, normalmente ocasionado por excesso de regas e folhas molhadas durante a noite, combinada com sombra em demasia e drenagem deficiente; nesse casos o combate com óleo de neem, resolve os dois primeiros e os fungos são controlados polvilhando cinzas. Também faça uma adubação com esterco de boi curtido.

      Sua Cycas vai melhorar desta forma!

      Abraços

      • Sr. Raul,
        Obrigado pelas dicas.
        E as folhas secas são causadas pelos fungos?

        • Você merece, Marco Túlio!

          Pose ser ocasionadas pelos fungos.

          Abraços

      • Olá, sr. Raul. Polvilhe cinzas em cima do solo? Muito obrigado.

        • Olá Pavlo,

          As cinzas de lenha são eficientes no combate de doenças.

          Abraços

  8. Minha cyca revoluta esta empestada de fungos brancos ou cochonilha nao sei bem ao certo mais ta empestada qual melhor pulverizador pra colocar nelas .

    • Robson,

      Seguramente são cochonilhas. Polvilhar no solo carvão vegetal bem picadinho, junto com pitadas de cinzas de lenha livres de sal e/ou gordura e faça três pulverizações, semanais, com calda de sabão.

      Corte em pedaços 500 g de sabão, dissolva em 1 litro de água
      quente, adicione 40 ml de óleo mineral aos poucos. Dissolva o
      preparado em água morna e, na hora de pulverizar, utilize 100g
      da pasta para cada 5 litros de água fria.

      Abraços

Secured By miniOrange