Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Galium odoratum

aspérula-odorífera, muguet-dos-bosques, almíscar-do-bosque, almíscar-doce

Foto de Jerzy Opioła, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

Esta é uma herbácea parente do cafeeiro (Coffea arabica) e de muitas outras entre as 10.700 espécies distribuídas em cerca de 637 gêneros das rubiáceas, no Brasil ocorrem cerca de 1.010 espécies. O Galium odoratum é uma planta rasteira de crescimento baixo, que se espalha pelo chão através de estolões. Suas folhas são estreitas e lanceoladas, dispostas em rosetas de quatro a oito folhas. As folhas têm uma textura macia e são dispostas em verticilos ao longo dos caules. É uma erva cultivada como planta ornamental por suas belas flores e suas folhas com aroma adocicado, ricas em cumarina, uma substância aromática muito usada na perfumaria em função de sua fragrância que lembra baunilha e feno recém cortado. Igualmente e utilizada para perfumes, sabonetes e velas. As folhas são também aproveitad as para dar sabor a pratos doces e salgados, como tortas, bolos, sorvetes, molhos, sopas e saladas.

Foto de Björn Traeger, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Na Alemanha é feita uma bebida conhecida como waldmeisterbowle, com as folhas dela e servida na primavera, tradicionalmente no feriado de maio. A base é feita por imersão da aspérula-odorífera em um vinho branco alemão. Ingredientes como vinho espumante (ou água gaseificada) e açúcar podem ser adicionados à mistura para aromatizar a bebida e criar um ponche.

Foto de Agnieszka Kwiecień, Nova, CC BY-SA 4.0, via Wikimedia Commons

o paisagismo pode ser pensada como forração onde pode formar um tapete denso e verde, em áreas de muita sombra e em regiões com invernos frios, como no sul do Brasil, especialmente localidades serranas, preferindo solos úmidos e bem drenados, ricos em matéria orgânica.

É reproduzida pela divisão das touceiras no outono.

  • Sinônimo estrangeiros: sweetscented bedstraw, woodruff, sweet woodruff, wild baby’s breath, master of the woods (em inglês); stellina odorosa, asperula, (em italiano); reina-de-los-bosques, aspérula olorosa, asperilla de los bosques, bregandia, hepática estrellada, hierba de la opilada, rubia menor, (em espanhol); aspérule odorante, gaillet odorant, petit muguet, reine-des-bois, thé suisse, belle-étoile, (em francês); waldmeister, wohlriechendes labkraut, maikraut, herzensfreund, duftlabkraut, gliederkraut, halskräutlein, herzfreude, leberkraut, mäschtee, maitee, sternleberkraut, waldmanntee, waldtee, waldmännchen, (em alemão).
  • Família: Rubiaceae.
  • Características: herbácea perene.
  • Porte: 20 a 50 centímetros de altura.
  • Fenologia: final da primavera, verão, outono.
  • Cor da flor: branca, raramente amarelada.
  • Cor da folhagem: verde escuro.
  • Origem:  Europa, Ásia, norte da África.
  • Clima: temperado. Suporta temperaturas de -6º.
  • Luminosidade: sombra/meia sombra.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange