Hibiscus acetosella
vinagreira, groselheira, quiabo-roxo

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0 US, via Wikimedia Commons
É um arbusto cujas folhas e flores são comestíveis, uma PANC, podendo ser saboreadas cruas, em saladas, as folhas podem ser refogadas e usadas em molhos, também para geleias, conservas e bebidas. seus cálices, que se mantém persistentes na frutificação, são muito usados para a preparação do famoso chá de hibisco. Uma planta muito bonita que deveria ser mais aproveitada pelos paisagistas. Suas folhas e flores, que ocorrem durante quase o ano inteiro, fazem dela uma linda opção na composição de áreas externas, como cercas vivas ou em canteiros junto aos muros. Não bastando, das folhas da vinagreira são extraídas fibras têxteis de aplicação industrial.

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0 US, via Wikimedia Commons
O nome, Hibiscus, provem do grego ebiskos, usado pelo grego Dioscorides para plantas parecidas com a malva (Althaea officinalis), popularmente conhecida como marshmallow (malva-do-pântano). O seu epíteto específico, acetosella, é o diminutivo de acêtum, palavra latina que denomina o vinagre, do francês vin aigre, que significa vinho azedo, uma referência direta ao sabor azedo de suas folhas, daí o nome popular, vinagreira.

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0 US, via Wikimedia Commons
Multiplica-se fácilmente, tanto por sementes como por estacas.
- Sinônimos estrangeiros: cranberry hibiscus, african rosemallow, (em inglês); malva marrón, (em espanhol).
- Família: Malvaceae.
- Características: arbusto com textura semi-lenhosa.
- Porte: até 2,50 metros de altura.
- Fenologia: início da primavera, verão.
- Cor da flor: vermelha.
- Cor da folhagem: vermelha escura.
- Origem: África.
- Clima: tropical/subtropical.
- Luminosidade: sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Bom dia professor Raul,tudo na paz com vc
eu encontro este arbusto Vinagreira onde,
Boa tarde Carlos,
Você pode adquirir mudas no Sabor de Fazenda: Av. Nadir Dias de Figueiredo, 395 – Vila Maria Baixa, São Paulo – Telefone: (11) 2631-4915 – https://sabordefazenda.com.br/
Abraços