Hibiscus rosa-sinensis
Hibisco, rosa-da-china, mimo-de-vênus, graxa-de-estudante
Também conhecido como graxa-de-estudante, por causa do efeito mucilaginoso das folhas, que podem dar brilho aos sapatos, é um arbusto lenhoso, com até 4 metros de altura. Conta com mais de 5 mil variedades é originário da Ásia tropical e do Havaí, onde a amarela é a flor nacional. Frequente no mundo inteiro pela sua singularidade, possui diferentes formas e variedades, com flores pequenas ou grandes, vulgarmente vermelhas, com pétalas crespas ou lisas. As folhas, verdes ou variegadas podem ser largas ou estreitas. Usado com frequência na arborização urbana, sob a rede elétrica, devido ao pequeno porte e também como sebes, criando uma boa compactação. Suporta bem a salinidade, atrai beija-flores e borboletas, multiplicando-se por estaquia e alporquia.
As folhas novas podem ser usadas como substituto da espinafre, as flores são consumidas cruas ou cozidas e também usadas para colorir os pratos. A raiz é comestível, embora com pouco sabor, muito fibrosa e de textura mucilaginosa.
Na medicina chinesa são atribuídas propriedades antiespasmódicas, analgésicas, adstringentes e ligeiramente laxantes. Também possui usos cosméticos.
- Sinônimos estrangeiros: chinese hibiscus (em inglês); rosa de china, rosa china, cayena, borrachona, amapola, hibisco (em espanhol); rose de Chine (em francês); chinesische roseneibisch (em Alemão); hibisco della cina (em italiano).
- Família: Malvaceae.
- Características: arbusto ou arvoreta com textura semi-lenhosa.
- Porte: 3,00 a 4,00 m.
- Fenologia: Primavera, verão e outono.
- Cor da flor: Normalmente vermelhas, porém há uma grande variedade de cores.
- Cor da folhagem: verde brilhante, há também formas variadas.
- Origem: Ásia tropical e Havaí.
- Clima: Tropical, subtropical/ temperado. Suporta geadas leves.
- Luminosidade: Sol pleno.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
segue uma foto. tentei mandar no email mas não deu certo
Linda, Salomão!!!
Estou querendo fazer um licor com suas flores. Tem risco? A cor da flor em infusão no alcool esta muito bonita
Salomão,
Eu bebo o chá do hibisco, então acredito que o licor deve ficar muito bom. Observe que as pétalas são bastante amargas, quando fizer esse licor.
Abraços
A dobrada é da mesma origem?
É comestível?
Salomão,
Sim, é originária da Ásia tropical e do Havaí. As pétalas são comestíveis tanto da simples como a da dobrada.
Abraços
Obrigado professor!
Estou querendo aproveitar as flores no licor