Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Ipomoea purpúrea

ipoméia, corda-de-viola, campainha, corriola, jetirana, bom-dia, glória-da-manhã

É uma guerreira! Esta erva suporta uma vida florida mesmo nos piores solos.

Capaz de alastrar seus ramos em taludes íngremes e arenosos, onde acaba consolidando o terreno, evitando erosão, é vista também em baldios pedregosos e planos. Nos invernos frios e, em regiões sujeitas as geadas, pode perder suas folhas, mas elas rebrotam ao sinal dos primeiros calores.

Os cultivadores recomendam utiliza-la em solos bem drenados, onde o clima é seco, no entanto a vejo frequentemente, invadindo várzeas úmidas a beira de represas.

Enfim, uma trepadeira muito rústica que floresce, mais e melhor, quando orientada em direção Leste, para receber os primeiros raios de sol.

  • Sinônimos estrangeiros: purple tall, common morning glory (em inglês); gloria de la mañana, manto de maría, don diego de día, campanilla morada, ipomea, yedra morada, bejuco,aurora, corregüela, (em espanhol). Linguas indígenas: mecapatli, metlancasis (em Oaxaca); xhail (em Yucatán).
  • Família: Convolvulaceae.
  • Características: trepadeira herbácea volúvel.
  • Porte: 2 a 3 m.
  • Fenologia: verão até outono.
  • Cor da flor: púrpura, rósea, avermelhada, violácea ou branca.
  • Cor da folhagem: verde-médio.
  • Origem: México e América Central.
  • Clima: subtropical/ temperado; áreas litorâneas e montanhosas até 2600m de altura.
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

2 Comments

  1. Olá, Raul Canovas, boa tarde.
    U R G E N T E !!!! Me ajude! No terreno da casa ao lado do meu quintal tinha uma trepadeira rústica com flores tipo sino de cor azulada, que parece ser ipoméia. Uma das pontas da planta veio dar no meu quintal, se enroscando na grade do portão, num lindo efeito natural, com muitas flores e botões. Hoje o terreno foi limpo com cortador de grama elétrico e lá se foi o galho principal. Imediatamente as folhas murcharam e estão ressecadas com o sol. Há dezenas de botões para abrir. Como posso salvar a trepadeira? Ainda tem um pedaço da haste que pertence à parte que está enroscada no meu portão.Estou molhando a planta para poder salvá-la.
    Muito grata pelo que puder me ajudar.
    Um abraço
    Regina Abreu

    • Olá Regina,

      Infelizmente não há possibilidades de socorrer essa ipoméia, uma vez que foi cortada. Entretanto pode ser reproduzida cortando estacas semilenhosas com 10 cm de comprimento ou, também, catando sementes encontradas nas flores murchas. É uma planta fácil de pegar e seu crescimento é muito rápido.

      Abraços