Magnolia grandiflora
Magnólia-branca, magnólia-perene
O gênero Magnólia tem mais de 200 espécies, mas quero dar destaque a Magnolia grandiflora, uma árvore presente na arborização urbana, dada sua boa sombra e sua copa um tanto cônica, por este motivo é aproveitada para este fim nas calçadas, inclusive na Europa, onde foi introduzida em 1737 e um pouco antes, na Grã-Bretanha no ano de 1726, entretanto o crescimento é lento e isto é um motivo pelo qual não é muito empregada. A espécie é uma homenagem a Pierre Magnol, (1638 – 1715) diretor do Jardim Botânico de Montpellier e proporciona flores perfumadas e grandes, com 25 centímetros de diâmetro e 9 a 12 pétalas, que mais tarde soltam sementes atrativas aos p& aacute;s saros. A florada se destaca surgindo no meio da folhagem com textura coriácea, brilhante e lustrosa que fornece uma sombra densa. Os botânicos a consideram uma das árvores mais antigas no planeta, talvez quase tão primitiva quanto o Gingco, surgindo há 95 milhões de anos e manifestando-se, preferencialmente, nas margens de cursos de água, lagoas e pântanos, contudo não tolera a inundação permanente.
Na Inglaterra, suas pétalas são usadas como condimento picante e em algumas cozinhas asiáticas, os brotos em conserva, aromatizam o arroz. Tanto as flores como as folhas são utilizadas em arranjos florais, no mundo todo, mas o aproveitamento paisagístico lhe dá um caráter peculiar, destacando-a nos grandes jardins.
- Sinônimos estrangeiros: Southern magnólia, bull bay, (em inglês); magnolia común, magnolio, (em espanhol); magnólia, magnolier, (em francês).
- Família: Magnoliaceae.
- Características: Árvore perene.
- Porte: 12 a 25 metros.
- Fenologia: Verão.
- Cor da flor: Branca.
- Cor da folhagem: Verde escuro e brilhante.
- Origem: Sul dos Estados Unidos, especialmente Carolina do Norte, Florida, Texas e Oklahoma.
- Clima: Temperado/subtropical.
- Luminosidade: Sol pleno a sombra parcial.
Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.
Existem exemplares no Brasil?
Sim, Vania,
Especialmente no sul e sudeste.
Abraços