Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Paisagista, uma profissão essencial

O mundo vive um momento em que há uma consciência sobre os limites dos recursos naturais e o dever de preserva-los.  É preocupante as agressões que as paisagens suportam e os resultados destes desrespeitos que ferem a natureza. O paisagista do século XXI é chamado para associar a estética com o bem-estar da humanidade, dando, através dos projetos, soluções que visam uma melhor qualidade de vida, com expetativas de um prolongamento existencial, graças aos benefícios proporcionados pela presença do verde nas suas vidas.

Ao planejar as áreas verdes de complexos industriais, bairros residenciais, clubes, etc. alteramos o cenário existente e isto pode causar danos como pode trazer interesses ambientais notáveis, se observarmos cuidadosamente as implicâncias da nossa intervenção, adicionando uma arquitetura paisagística acorde com o contorno e com a vida das pessoas que habitam o local.

Vemos, com frequência, que as sociedades na medida em que evoluem, degradam suas paisagens existentes. E é o paisagista o responsável por manter favorecido o panorama que no passado beneficiava a comunidade. Ele é quem valoriza um terreno ou uma região através das soluções paisagísticas que seus projetos proporcionam, adicionando um traçado com árvores e mobiliário compatíveis com a história do lugar.

O Brasil conta com aproximadamente 20% de toda a flora mundial e estes recursos devem ser aproveitados para a prosperidade e felicidade de todos seus habitantes, que acrescentariam os proveitos necessários para um bom viver.

Nas últimas décadas observo que o paisagista deve alimentar sua atividade com conhecimentos que vão além da botânica ou da arquitetura, buscando inspiração na sociologia, na medicina e até em outras especialidades que busquem o conforto dos seres humanos.

Sim, é essencial a presença do paisagista na tribuna onde se decide a segurança, a saúde e o contentamento da sociedade.

Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

6 Comments

  1. Tenho interesse em fazer o.curso de paisagismo

    • Alexia,

      A qual curso de paisagismo você se refere?

  2. O paisagista traz mais leveza ao mundo, dando o toque final na arte.

    • Obrigado pelo comentário, Adelson.

      Abraços

  3. No mundo tudo é inerligado.num momendo onde a humanidade começa. Tardiamente a criar uma conciensia ambiental,o.paisagismoe um.grande agregador sob diversas vertentes sendo imprescindivel emqualquer projeto.

    • Obrigado pelo comentário, Silvia!

      Abraços