Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Michele e a árvore

Michele é funcionária da Prefeitura de São Paulo. Dedicada, cumpre seu horário de expediente atendendo as reclamações dos munícipes. São muitas, tantas que às vezes sua voz não consegue disfarçar o tédio, soando de modo metálico, quase automática e maquinal. Na última quinta feira (dia 18/8) conversei com ela relatando meu desespero pelo galho da árvore que despencara na frente de minha casa. Impassível, ouvia meu desgosto e me interrogava pedindo detalhes:

– Causou danos?

– Não, mas a entrada de minha casa ficou interditada e a qualquer momento pode cair a árvore causando a interdição total da rua.

– A rua é de uma mão ou de duas? Perguntava Michele.

– É uma via de trânsito interno dentro de um condomínio, respondia.

– Qual é o endereço?

– Em seguida lhe fornecia o endereço com as referências da localização, como bairro e ruas próximas ao meu domicílio.

– Qual é sua Regional? Interrogava Michele, com sua voz metálica.

– Cidade Ademar, lhe respondia. Nesse momento, nossa funcionária devotada consultava alguém de seu lado – aliás, fazia isto desde o início da nossa conversa. Com a voz cada vez mais metálica afirmou que não achava o endereço de minha casa. Perguntei-lhe se estava com o Google Mapas, para localizar o local de modo preciso e ela respondeu que sim, que estava com ele aberto e que meu endereço não era meu endereço. Como assim??? Insisti, dizendo-lhe que a qualquer momento o pau-jacaré (Piptadenia gonoacantha), uma espécie nativa da Mata Atlântica, poderia despencar em cima de um carro, do telhado da minha casa, da minha cabeça ou da cabeça de um vizinho. Nada, Michele, funcionária dedicada da Prefeitura de São Paulo, permanecia imune ao meu desespero e, embora tendo ao seu lado o aconselhamento de um outro empregado público, não conseguia achar meu endereço. Aflito, eu insistia em dar pontos de referência:

– É uma área de proteção ambiental junto a Represa Billings, fica dentro do Município fazendo fronteira com Diadema e São Bernardo do Campo. Já ouviu falar de São Bernardo, onde Lula começou sua vida política? Nada, Michele, a dedicada funcionária pública não se abalava com nada!

Por fim, auxiliada quem sabe pela Divina Providência, achou meu endereço e me forneceu o número de protocolo 237337 dizendo que deveria ligar para o número 5563-9625 para marcar uma visita de avaliação.

Pelo amor de Deus (e de toda a minha família), isto é urgente! Michele, com sua voz cada vez mais metálica respondeu:

-Nas próximas 48 horas o senhor receberá a visita de um técnico que avaliará a situação.

HOJE O PAU-JACARÉ CAIU!

Rua impedida, tronco e galhada derrubando a frente da minha casa, trânsito interditado com parte da copa em cima do caminhão que recolhe o lixo, pessoas assustadas, verificação de alguma pessoa machucada.

Socorro Michele! Será que o técnico está ainda procurando meu endereço?

SOS!!! Estamos sem luz, sem telefone, sem Internet e sem esperanças. SOCORRO MICHELE, SOCORRO MICHEL TEMER!

Raul Cânovas nasceu em 1945. Argentino, paisagista, escritor, professor e palestrante. Com 50 anos de experiência no mercado de paisagismo, Cânovas é um profissional experiente e competente na arte de impactar, tocar, cativar e despertar sentimentos nos mais diversos públicos.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.