Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Paredes verdes

Há uma enormidade de plantas que podem ser utilizadas nestes pequenos jardins.

Várias pesquisas comprovam que plantas naturais colaboram para deixar os ambientes mais harmoniosos e produtivos.

Criativo e prático, o jardim vertical é uma ótima solução para quem não dispõe de muito espaço. Além da beleza, as paredes verdes ou jardins verticais, como são chamados, agregam valor ao imóvel, ajudam a purificar o ar e a dar um equilíbrio térmico, mantendo a temperatura interna das casas mais amena.

Paredes verdes

Espaço Badebec da Casa Cor São Paulo 2013 feito pela arquiteta Claudia Elias com projeto de Juliana Freitas

Há inúmeras maneiras de fazer jardins verticais. Alguns são feitos com vasos bem próximos e plantas pendentes. Assim, a impressão é de que não existem os vasos, nem mesmo a terra, somente as plantas. Outros acomodam vários materiais decorativos, além da vegetação. Painéis de madeira, de bambu ou de cipó, por exemplo, podem ser integrados com vasos de chão e com outros de parede. Alternativas em fontes de parede também ficam ótimas quando recebem o adorno da vegetação.

A tecnologia tem ajudado muito facilitando a arte de unir valor estético ao bem estar. Painéis modulados prontos para revestir as paredes são encontrados em diversos tamanhos, tanto para acomodar pequenos vasos, quanto em placas contínuas, formando verdadeiras massas verdes. Quando as paredes são grandes, altas, ou internas, um sistema de irrigação inteligente ajuda muito e deve ser instalado para fornecer água às plantas.

Há uma enormidade de plantas que podem ser utilizadas nestes pequenos jardins, porém é de fundamental importância, para se obterem bons resultados, que se verifiquem algumas condições locais, como: luminosidade, incidência direta do sol ou não, condições de aeração, além do correto dimensionamento do espaço disponível.

Na verdade, a falta de espaço não deve servir como desculpa, pois poucos metros quadrados são suficientes para criar um jardim e mudar o astral do lugar. Independentemente da área, os jardins verticais ficam belíssimos e garantem o milagre do cenário verde.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

6 Comments

  1. Preciso de uma dica de como acabar com a era que sobe pelos muros, ela está tomando conta da minha casa e da minha vida. Socorro !!!

    • Olá Nélia,

      Podas inibem o crescimento das trepadeiras. Precisaria saber a que “era” você se refere. Ficus pumila, Hedera helix? Em todo caso não me sito a vontade para lhe dar uma dica que acabe por matar sua trepadeira. O ideal teria sido escolher a espécie adequada para esses muros.

      Abraços

  2. Trabalho com jardim gostaria de saber quais plantas são mais usadas em jardins verticais.

    • Caro Orleudo, é importante saber sobre a insolação do local. Normalmente usamos plantas que são forrações. Em paredes internas, precisamos de bastante luz natural. Neste caso costumo usar filodendros, clorofito de sombra, brilhantina, peperôneas e suculentas de sombra. No sol, temos mais opções, como mini marantas, clorofito de sol, suculentas, barba de bode, perpétua, como alguns exemplos.

  3. Gostaria de saber quais tipos de plantas se dão bem numa parede interna, com incidência indireta do sol na região de Santa Catarina.
    Obrigada!

    • Cara Kelly, mesmo em áreas internas precisamos de bastante luz natural. Costumo usar muitos filodendros, mini samambaias, peperôneas, suculentas de sombra, brilhantina, alumínio, mini antúrios, mini orquídeas. É muito importante preparar o substrato de acordo com as exigências das plantas.

Secured By miniOrange