Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Buddleja davidii

budléia, flor-do-mel, lilás-de-verão, lilás-da-china, arbusto-das-borboletas

Foto de Ptelea, CC BY-SA 3.0, via Wikimedia Commons

Um arbusto com perfil denso e ramos arqueados, composto por folhas lanceoladas e flores tubulares, surgindo nas pontas dos ramos, com tonalidades violáceas e um perfume de mel que atraem borboletas, abelhas e beija-flores. Existem outras variedades florescendo com várias cores, como brancas, róseas, roxas, vermelhas ou amarelas.

No paisagismo se distingue nas regiões sulinas e do sudeste, onde os invernos são frios, já que não suporta temperaturas altas nessa estação. Seu cultivo é fácil, adaptando-se em solos drenados nos quais cresce rapidamente, lidando bem nas áreas litorâneas. Não suporta solos argilosos úmidos, mas tolera períodos de seca e poluição ambiental. Uma poda no final do inverno é conveniente, cortando ramos velhos e lenhosos, isto estimulará uma densidade maior do arbusto assim como a floração profusa no verão e no outono, igualmente é aconselhável a retirada das flores murchas e uma adubação com esterco bem curtido, no início da primavera.

Foto de Forest & Kim Starr, CC BY 3.0, via Wikimedia Commons

O gênero foi batizado de Buddleja em homenagem a Adam Buddle, (1662 – 1715) um clérigo e botânico inglês e o nome da espécie davidii honra o missionário e explorador francês na China, também botânico e zoólogo Armand David, (1826 – 1900) o primeiro a mencionar este arbusto e envia-lo a Europa. Atualmente é cultivada no mundo todo e também surge naturalmente em terrenos baldios, corredores ribeirinhos e líneas de trem, graças a expansão ocasionada pelos ventos e a alta geminação das sementes no final do outono.

Foto de AnRo0002, CC0, via Wikimedia Commons

É propagada facilmente por sementes e por estacas de ramos semi-lenhosos, na primavera.

  • Sinônimos estrangeiros: orange-eye, summer lilac, butterfly-bush, (em inglês); budleya, budleia, lila de verano, arbusto de las mariposas, (em es panhol); schmetterlingsflieder, sommerflieder, gewöhnlicher, schmetterlingsstrauch, fliederspeer genannt, (em alemão); albero delle farfalle, lillà dell’estate, (em italiano); buddléia de David, arbre à papillon, arbuste aux papillons, (em francês).
  • Família: Buddlejaceae.
  • Características: arbusto lenhoso semidecíduo.
  • Porte: 1,50 a 2 metros de altura.
  • Fenologia: verão, outono.
  • Cor da flor: lilás e perfumada.
  • Cor da folhagem: verde escuro acinzentado por cima e esbranquiçado no dorso.
  • Origem: centro e sudoeste da China.
  • Clima: temperado/subtropical (suporta geadas leves).
  • Luminosidade: sol pleno.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

2 Comments

  1. Boa tarde Raul. Tudo bem?
    Nem todas as plantas conseguem se adaptar bem em vasos. O que o sr. acha da Budleia? E, apesar de maravilhosa quando está florida, não sei se ficaria interessante (no vaso), na época que não terá flores. Já viu alguma delas em vaso?
    Desde já, muito obrigada!

    • Bom dia Juliana,

      Nunca vi Buddlejas cultivadas em vasos, mas não vejo inconvenientes de planta-la dessa maneira, desde que o vaso tenha, mais ou menos, 80 litros de capacidade.

      Abraços

Secured By miniOrange