Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Lâmpadas de LED completam 50 anos de existência

Você faz o uso do LED no seu dia a dia?

Neste mês, comemoram-se 50 anos desde o surgimento da tecnologia de LED – Light-Emitting Diode (Diodo Emissor de Luz). Em 1962, surgia o primeiro espectro visível do projeto, produzido pelo cientista americano Nick Holonyak. O protótipo, que refletia luz vermelha, foi fundamentado em estudos de outros pesquisadores da área.

Apresentada à General Eletric pelo criador, a tecnologia causou uma revolução no consumo de luz elétrica e pôde compor uma vasta quantia de equipamentos eletrônicos. Com isso, tornou-se possível a variação de cores de LEDs, e a intensidade de iluminação e a aplicação da tecnologia se abrangeram também. De início, ele era usado apenas em calculadoras e relógios, mas passou a ser uma peça relevante em lâmpadas, aparelhos de TV e carros. Hoje são inúmeras as utilidades.

Aos 83 anos, Holonyak não descansa. Ele permanece trabalhando na Universidade de Illinois, nos Estados Unidos. A empresa GE ainda é sua fiel parceira.

Mas e você, já pensou em trocar suas lâmpadas incandescentes ou fluorescentes pelas de tecnologia LED? Apenas lembre-se de fazer o descarte correto do material.

Fonte da imagem: Luxsim

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.