Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Portas e Janelas – um olhar para a paisagem

Em um momento em que a vida moderna traz a necessidade de novas reflexões, ambientes mais agradáveis, inclusive os públicos, podem contribuir para a qualidade de vida.

O projeto paisagístico é fundamental para que se possa obter a máxima valorização destes locais, permitindo que os jardins, em alguns momentos, mais pareçam uma pintura, a ser contemplada através das janelas do lugar. É este planejamento paisagístico que permite que o jardim produza um efeito quase mágico: as pessoas, ao se sentirem rodeadas pelo verde, experimentam um especial aconchego, mesmo sem saber como ele provém.

As aberturas de uma obra devem ser propositalmente criadas, funcionando como quadros vivos, oferecendo nova dimensão aos ambientes para que se possa aproveitar o dinamismo externo, pois a natureza se modifica a cada dia. Na hora de planejar, é necessário levar em conta os vários ângulos de vista.

O uso de portas e janelas merece especial atenção. Elas têm sido usadas também como elementos decorativos, dentro dos jardins. Às vezes aparecem soltas, como uma abertura para uma nova paisagem, em outras, estão fixadas em muros e paredes, simplesmente para decorar.

Jardins ficam ainda mais bonitos quando neles acrescentamos detalhes e é possível estabelecer o uso no próprio projeto, valorizando cada um deles. Outras vezes, só após a conclusão do jardim é que percebemos que podemos colocar um detalhe a mais. É importante ter habilidade para descobrir o lugar adequado de cada peça e saber integrá-la ao ambiente.

Elemento decorativo não precisa ter sido idealizado especialmente para tal finalidade. A imaginação e a criatividade podem ser grandes aliadas para definir espaços com personalidade. De qualquer forma, como vai ficar ao relento, sob sol e chuva, o material de que é feito ou o tratamento dado ao material deve ser considerado.

O fator surpresa valoriza muito os detalhes, ou seja, dar de frente com um elemento decorativo, mesmo que simples, onde menos se imagina, acrescenta uma dimensão a mais ao trabalho.

Outro segredo é fazer com que as peças pareçam naturais. Naturais no sentido de assumirem o papel de coadjuvantes, de se integrarem ao jardim. Temos ótimas situações onde o uso de portas e janelas causam surpresa, oferecendo um novo olhar para estes espaços que já são agradáveis.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange