Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Suportes para trepadeiras

As trepadeiras são as plantas mais versáteis em qualquer jardim e parecem capazes de se moldar às nossas ideias criativas. Acrescentam charme e romantismo aos projetos e integram ou separam espaços com naturalidade.

É importante conhecer um pouco cada tipo de trepadeira e o modo como elas se fixam, pois assim, podemos adequá-las melhor ao uso e ao tipo de suporte. Elas são muito utilizadas no paisagismo, especialmente, porque é possível planejar e limitar seu tamanho. Suas alturas e larguras são determinadas pelas estruturas nas quais elas se desenvolvem.

Trepadeiras são plantas de natureza herbácea, semi-herbácea ou lenhosa e, por termos muitas as opções, devemos conhecer o tipo correto para cada situação, ou seja, forrar muros, emoldurar arcos, cobrir pergolados, preencher floreiras e vasos, entre tantos outros. Algumas delas exigem um pouco de paciência, para que possam atingir a maturidade, momento em que expressam o ápice da beleza.

Quanto à fixação, existem, basicamente, três grupos:

– as sarmentosas – são as que possuem gavinhas (caules adicionais), que garantem a fixação da planta. Esse tipo de trepadeira pode ser usada para cobrir muros e só precisam de uma superfície para subir;

– as volúveis – se enrolam em qualquer estrutura. Servem para contornar arcos, subir em troncos de árvores e estacas. Para cobrir muros, é preciso colocar suportes de arame para que elas possam envolvê-los;

– as trepadeiras cipós e os arbustos escandentes – esses, por outro lado, precisam ser conduzidos com amarrilhos para que possam subir em alguma estrutura. Servem para se apoiar em arcos, pergolados, telhados e treliças.

O uso de trepadeiras ganha força nos projetos pela versatilidade na composição dos mais diversos estilos de jardins.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

6 Comments

  1. Ótimo artigo, Adorei!

    • Que bom que você gostou, Nancy Thame vai ficar contente!!!

      Abraços

  2. Temos alguns exemplos destas grandes aliadas no paisagismo, nas fotos desta matéria.
    Olá, não consegui achar estas fotos.

    • Cara Cristina, realmente publicamos somente uma foto, mas posso lhe enviar outras, se houver interesse. Um abraço

  3. Cara Nancy, muito bom seu artigo. Parabéns. Contamos com muitos mais artigos, estou certa de que você pode acrescentar muito, principalmente abordando espécies nativas, tão desconhecidas por nós.
    Novamente parabéns, fica em Paz e Bem.

    • Cara Ida,
      somente agora percebi seu comentário. Muito obrigada pelo estímulo.
      Um grande abraço