Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

A força da unha de gato

Basta um suporte adequado e em pouco tempo ela estará formada.

A falsa hera, comumente chamada de unha de gato, pertence à mesma família das figueiras e seu nome científico é Ficus pumila. É originária da China, Japão e Austrália e é muito utilizada no paisagismo como forração e revestimento de paredes e muros. Sua fixação é tão forte que chega a danificar chapiscos e rebocos das paredes. Seu sistema radicular é muito agressivo.

Ela deve ser freqüentemente podada, para amenizar maiores danos e por causa das folhas que se alteram: deixam de ser pequenas e levemente ásperas e se tornam grandes e lisas, quando costumam formar pequenos sicônios (figos) não comestíveis, como podemos observar em uma das fotos.

Para que cresça, basta lhe fornecer um suporte adequado e em pouco tempo estará completamente formada, pois seus ramos são muito aderentes e dispensam totalmente o tutoramento.

Apesar de extremamente rústica, a unha de gato não deve ser utilizada em jardins que objetivam baixa manutenção, devido à necessidade das podas periódicas que já comentamos. Ela amadurece e se torna lenhosa, frutifica e destrói o suporte. Por ser excepcionalmente aderente e bonita é indicada para recobrir muros, paredes, escadas, colunas e moldes de topiaria, preferencialmente estruturas sem acabamento.

Na verdade, o uso desta planta no recobrimento de paredes deve ser analisado com muito critério, pois além da agressividade, costuma reter muita umidade. No mercado, encontramos a unha de gato totalmente verde, mas também a variegada e outra de folhas bem pequenas. Estas últimas não apresentam a mesma rusticidade da variedade comum.

Para que tenham pleno desenvolvimento, devem ser cultivadas a pleno sol ou meia sombra, em solo fértil e enriquecido com matéria orgânica e com regas regulares. O espaçamento ideal entre plantas é de 50 cm. Elas toleram o frio e multiplicam-se por estaquia.

Formada em Engenharia agronômica, pela Escola de Agricultura Luiz de Queiroz – ESALQ-USP e em Direito, pela Instituição Toledo de Ensino.
Tem pós graduação em Gestão Ambiental, pela ESALQ-USP e em Técnicas de Treinamento em Engenharia Agrícola, pela Sociedade Agrícola Alemã.
Desenvolve projetos de paisagismo, tendo experiência como proprietária da empresa Estado de Sítio Paisagismo, como professora universitária da disciplina e na direção de Horto Florestal , além de atividades de extensão na área ambiental e como colunista do tema.

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Aviso! Está a tentar enviar uma imagem inválida. A imagem não vai aparecer com o seu comentário.

29 Comments

  1. Olá, gostaria de saber se existe algo que possa “atacar” o crescimento da unha de gato (tipo um pedaço de alumínio que é liso), para que a poda no muro não seja tão constante para o lado do vizinho?

    • Olá Cristina,

      A unha-de-gato é muito vigorosa e não há modo de conter seu crescimento. Mesmo um material liso não impediria que os galhos avançassem.

      Abraços

  2. Boa tarde, eu gostaria que a unha de gato cobrisse a fachada de minha residência, mas no caso são muros pré fabricados de concreto, ela consegue subir por ele? Obrigada

    • Boa tarde Simone,

      Sim, a unha-de-gato (Ficus pumila) possui ramos aderentes que dispensam tutoramento. Para crescer, basta lhe fornecer esses muros pré fabricados de concreto e, em pouco tempo, estará completamente formada.

      Abraços

      • Muito obrigada!

        • Você merece, Simone!

          Abraços

  3. Bom dia!
    Tenho um muro de tijolos de cimento de 5/10m todo coberto por unha de gato,a casa fica à uns 5m desse muro.Gostaria de saber se a trepadeira pode prejudicar na estrutura da casa.O quintal é tipo degrau a a construção da casa fica a 5m de altura de onde a trepadeira esta plantada.

    • Boa tarde Cida,

      Não, ela não causará danos desde que a mantenha sempre podada.

      Abraços

  4. Cortei em um muro quase toda a planta, deixando apenas as raizes expostas. Nessa condição, qual tempo medio para voltar a crescer?

    • Lauderck,

      Ah, é bem rápido, agora na época dos frios mais vagarosa mas depois, a partir de setembro, acelera o desenvolvimento.

      Abraços

  5. Posso fazer mudinhas de unha de gato, colocando em saquinhos com furos e prender a mudinha direto no muro? Meu muro é bloco de cimento, bem poroso, sera que a muda nao vai enraizar e grudar no muro? Nao tenho como quebrar meu piso de cimento e quero cobrir meu muro com planta. Ou tem outra alternativa pra cobrir meu muro sem quebrar o chao pra plantacao? Obrigada

    • Vanessa,

      Não, isto não irá funcionar. Uma outra alternativa seria a de construir um canteiro em alvenaria, com 30 centímetros de altura e 10 centímetros de largura. Nele, depois de aterrá-lo com um bom substrato para plantio, poderá plantar as unha-de-gato a cada 50 centímetros sem necessidade de prende=los ao muro.

      Abraços

  6. Como devo acabar com uma hera que se desenvolveu sem poda e esta agressiva….aluguei uma casa e a pessoa não manteve a poda.
    Preciso acabar rápido com isso. Ela se alastrou ao ponto de invadir azulejo da piscina.

    • Janice,

      Procure o local onde ela está aflorando do solo e corte o tronco principal. Dessa maneira toda a parte aérea irá secar.

      Abraços

  7. Estou com um barranco atrás da minha casa gostaria de saber se ela sobe na terra

    • Elcione,

      Não, ela não sobe na terra. Prefira:

      Cuspidaria convoluta Cipó-rosa
      Hedera canariensis Hera-batata
      Hedera helix Herinha
      Ipomoea alba Ipomeia-branca
      Ipomoea purpúrea Ipomeia-roxa
      Macfadyena unguis-cati Ipê-trepadeira
      Pyrostegia venusta Cipó-de-são-joão

      Abraços

  8. Ficus pumila de folhas pequenas (mínima) em sua fase adulta e sem manutenção periódica fica desgarrada, com folhas grandes e coriáceas tb ?

    • Daniela,

      O Ficus pumila var. “Minima” é uma alternativa ao Ficus pumila tradicional. A estrutura da folha tem uma aparência acolchoada. As folhas desta espécie são ¼ a ½ do tamanho de Ficus pumila . Esta variedade prefere as condições típicas do terrário (quente e úmido com luz média). Tal como acontece com todas as plantas da família Ficus, esta planta não tolera períodos prolongados de seca. Comparado com Ficus pumila comum este Ficus pumila var. “Minima” é de um crescimento ligeiramente mais lento. Se agarra normalmente nos muros desde que este possuam uma superfície áspera.

      Abraços

  9. Como faço mudas de unha de gato,sei que é por estaquia ,mas é melhor na água ou na terra?

    • Igor,

      Faça estacas de 7 centímetros de comprimento com a espessura de um lápis e enterre-as em solo arenoso, protegidas do sol direto.

      Abraços

  10. Ola gostaria de saber com quanto tempo em media a unha de gato cobre um muro ou quanto ela cresce em media por mês sendo adubada , fertilizada e aguada corretamente.

    desde ja agradeço.

    • Olá Mariana,

      Isto depende da altura desse muro mas, o crescimento dessa espécie progride geometricamente, na medida em que seus ramos multiplicam. Quando plantada de 60 em 60 centímetros, ao longo de um muro, poderá alcançar uma altura de 2,50 metros em apenas dois anos. vestindo a totalidade dele.

      Abraços

  11. Quero saber qual a diferença entre unha de gato de jardim e unha de gato que se usa para trabalhos em religioes de umbanda?

    • Anajara,

      Não há diferenças entre elas. A unha-de-gato (Ficus pumila) é a mesma usada nos rituais da Umbanda que aquelas que vestem as paredes dos jardins.

      Abraços

  12. Tenho uma era plantada em volta da piscina e cascata e ela tomou até a vc d’Água ficou lindissima mas detergente a piscina começou a vazar e vai ser preciso grampea-la nas troncas e descobriu-se que a raiz da era foi a responsável. Agora ele mandou escolher a piscina ou a era. Será que se eu cortar a raiz principal ela irá morrer toda? Ou ela sobrevive de outros ramos? Por favor aguardo um retorno. Obrigada

    • Boa tarde Olga,

      Seguramente sua hera não sobrevirá se as raízes forem cortadas. Nenhuma planta – a não ser as parasitas e/ou as epífitas – subsiste sem raiz.

      Abraços

  13. Boa Tarde
    Gostaria de saber como posso exterminar a unha de gato.
    Temos uma chácara e a unha de gato está plantada no vizinho, porém invadiu a nossa chácara. Como era meu sogro que cuidava, ele não se atentou para isso. Agora nossas árvores estão totalmente tomadas por ela. Viraram árvore também.
    Espero que possa me ajudar.
    Obrigada

    • Boa tarde Vera Lúcia,

      Exterminar é uma palavra um pouco dura quando se trata de plantas. Prefiro aconselha-la para, com paciência e jeito, cortar os ramos da unha-de-gato que invadiram suas árvores com um tesoura de poda. Se fizer esta tarefa de modo a podar os galhos principais dessa trepadeira o resto irá secar em seguida.

      Abraços

  14. Realmente trata-se de uma planta vigorosa.Aprecio bastante a sua contribuição ao paisagismo.Em nossa chácara os muros divisórios são todos recobertos por esse bonito vegetal,que tiram a “sem gracice ” dos muros,tornando-os vivos e escondrijos de muitos ninhos.O trabalho de poda,três a quatro vezes no ano,é pequeno pela sua grande contribuição ao jardim.