Sobre o Blog e Contato

Paisagismo e Jardinagem

Ameaçadas de extinção, mais de 200 árvores são derrubadas em município mineiro

O município mineiro de Presidente Olegário, no noroeste de Minas Gerais, ficou órfão de mais de 200 árvores da espécie aroeira, derrubadas em uma área de 30 hectares. De acordo com a Polícia Militar do Meio Ambiente, o desmatamento rendeu ao proprietário uma multa superior a R$ 170 mil.

Protegida por lei federal, a aroeira está ameaçada de extinção e, por isso, seu corte é proibido e considerado crime ambiental. “No decreto é previsto que, para cada árvore dessa espécie cortada, deve ser feito um replantio de outras dez. Na área comum, também é prevista a reposição, tanto como no espaço de preservação permanente”, informou o cabo Clodoaldo Antônio Magalhães.

A perícia constatou marcas do trator utilizado para o desflorestamento em diversos locais. Das 214 levadas ao chão, muitas foram extraídas com a raiz e tudo. Além de pagar a multa, o dono da fazenda ainda vai responder por crime ambiental, mas em liberdade. A polícia afirmou também, que o proprietário desrespeitou o mínimo de 50 metros ao redor da nascente do rio, distância mínima exigida pela legislação ambiental.

Para você, o plantio de dez novas árvores compensam o corte de uma em extinção? Comente!

Com informações do G1

Comente ou pergunte

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Secured By miniOrange